Concurso de Melhores Vinhos, Sucos e Espumantes de Caxias terá amostras de 40 vinícolas
Participação das empresas de Caxias do Sul é a maior dos últimos sete anos
A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e o Comitê Organizador promoveram na última terça-feira (12/07) o lançamento oficial do 25º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul. O evento foi realizado na Vinícola Pagliosa, em São Pedro da 3ª Légua, inaugurando um formato itinerante entre os empreendimentos para promover as vinícolas participantes. O concurso é promovido pela SMAPA, em parceria com o comitê formado por representantes de cantinas e da Rede de Vinícolas (Revinsul).
Cerca de 100 pessoas participaram do lançamento, incluindo representantes das vinícolas inscritas, patrocinadores, convidados e lideranças do segmento da vitivinicultura. O titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, anunciou a participação de 40 cantinas, número que não era alcançado desde 2015. “Já temos 292 amostras coletadas para avaliação. É um número muito expressivo, pois marcas semelhantes só foram registradas nos primeiros anos do concurso. Neste 25º concurso, a adesão está surpreendendo positivamente, tanto por parte das vinícolas, como de patrocinadores e dos degustadores, que pela primeira vez serão nove em cada banca avaliadora, um recorde”, comemora.
Menegotto também destacou que, em 1998, na primeira edição, os sucos representaram apenas 10% das amostras das vinícolas. Na 25ª, a participação subiu para 50%. Outra lembrança é que eram apenas vinhos de mesa, situação alterada ao longo dos anos com o ingresso das viníferas. “A qualidade da produção caxiense teve uma evolução impressionante nestes 25 anos. E o concurso teve participação decisiva neste processo, estimulando o produtor a investir em mudas importadas, novas variedades e equipamentos”, assinalou. O secretário homenageou o ex-secretário Mauro Cirne, o enólogo Nelson Randon e o pesquisador Luiz Rizzon, responsáveis pela organização da primeira edição.
Em nome do Comitê Organizador, Márcio Sirtoli, da Vinícola Grutinha, destacou a importância da inclusão, nesta edição, das categorias espumantes e vinhos suaves, os quais têm grande representatividade na receita das vinícolas. Expôs o sentimento de que o concurso, ao longo destes anos, foi um incentivo para investimentos na qualificação dos produtos. Mas fez referências a problemas crônicos ainda sem solução, como a alta tributação, a concorrência dos importados e a mão de obra deficiente. Mesmo com a estiagem e outras intempéries climáticas, Sirtoli projeta que a safra deste ano será de boa qualidade.
O prefeito Adiló Didomenico reforçou que o concurso foi fundamental para qualificar o produto caxiense, que já aparece com destaque dentre os melhores elaborados na região. Elogiou a iniciativa de incluir as categorias de espumantes e vinhos suaves, principalmente os últimos que respondem pela maior parte da rentabilidade das vinícolas. A evolução também se dá nos investimentos em estruturas de enoturismo, caso da Pagliosa que recentemente abriu um espaço para atender esta demanda. “Turismo se faz com simplicidade. Não pensem em estruturas mirabolantes. Aqui, na família Pagliosa, percebe-se este sentimento de acolhimento, é o que todo turista quer”. Ressaltou.
Além de vinho suave e espumantes, as demais categorias são tinto de mesa, branco de mesa, rosado de mesa, branco vinífera, tinto vinífera, vinífera engarrafado e suco de vva. Outra novidade é o Troféu “Grande Ouro” para amostras com pontuação superior a 93, conforme critérios da Organização Internacional da Uva e do Vinho, com sede na França. As bebidas premiadas receberão troféus e poderão ser comercializadas com o Selo do Concurso. A degustação das amostras será realizada na última semana de julho. A festa de premiação ocorrerá em 24 de setembro com um jantar dançante. O secretário Rudimar Menegotto avalia a possibilidade de promover uma feira para apresentação dos melhores produtos.
O oncurso de Caxias do Sul foi promovido pela primeira vez em 1998 para fomentar a produção das vinícolas caxienses. A 25ª edição tem os patrocínios de Sicredi Pioneira, HCA Indústria e Comércio de Embalagens Plásticas, Microsal, DHC Embalagens, Facchin, Superflexo Soluções Gráficas, Amazon Group e Tutovino, Biotecsul, 2000 Soluções Gráficas, Luvison, MA Silva Brasil, Metiq Soluções Comerciais, Panizzon Plásticos, Prop Caixas, Provin, Vêneto e Ecosul Energia Solar.
Comentários