Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
08:50:00
A Palavra da Diocese
09:00:00
 
 

Projeto de Lei quer instituir Caxias do Sul como a Capital Estadual dos CTGs

por Isadora Helena Martins

Proposta também visa incluir a Semana farroupilha do município no Calendário de Eventos Oficiais do Estado

Foto: Divulgação / Mariana Pires

Caxias do Sul poderá se tornar a Capital Estadual dos CTGs - Centro de Tradições Gaúchas. Um projeto de lei com a proposta foi protocolado na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (12), pelo deputado estadual Luiz Marenco (PDT). Porém, a sugestão partiu dos vereadores caxienses Rafael Bueno e Ricardo Daneluz, ambos também do PDT.

Além de definir Caxias como Capital dos CTGs, o projeto também quer incluir a Semana Farroupilha do município no Calendário de Eventos Oficiais do Estado. Na justificativa da proposta consta que Caxias do Sul já é, informalmente, conhecida a capital mundial dos CTGs, devido ao número de entidades no município, 68, segundo informações do MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho, além de mais 30 outras organizações similares, como piquetes. Estatísticas ainda indicam que são cerca de 3 mil Centros no país e pelo menos 16 no Exterior. O ex-vereador Jó Arse, que trabalha na bancada do PDT na Câmara Municipal, participou da articulação do projeto e acompanhou o protocolo.

O texto ainda lista alguns dados que bem caracterizam a grandeza e a importância da Semana Farroupilha de Caxias do Sul e que sustentam a sua inserção no Calendário Oficial de Eventos do Estado:

- público estimado de 300 mil visitantes;

- em torno de 350 acampamentos, envolvendo cerca de 10 mil pessoas;

- intensa programação artística e cultural, shows com mais de 100 artistas;

- incluindo Festivais de Música com mais de 700 participantes, poesia, danças, provas campeiras com mais de 3.500 participantes, desfiles temáticos com mais de 2.500 participantes, com a presença de cerca de 2 mil alunos envolvidos com museu, biblioteca e palestras para as escolas.

Agora, a matéria para a ser analisada pelas Comissões da Assembleia, para só então ir a plenário para discussão e votação.
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais