Prefeitura divulga nota de pesar pelo falecimento de Alvino Melquiades Brugalli
O escritor e militar da reserva de Caxias do Sul, Alvino Melquiades Brugalli, faleceu na madrugada deste domingo (13). A prefeitura de Caxias do Sul enviou nota de pesar. Confira na íntegra:
O Prefeito Alceu Barbosa Velho lamenta o falecimento de Alvino Melquides Brugalli, ocorrido na madrugada deste domingo (13/09), e manifesta solidariedade aos familiares neste momento de pesar. Recentemente, Alvino foi homenageado na Sessão Solene Especial da Câmara de Vereadores sobre Aldo Locatelli: 100 Anos de História e Legado, pelo seu envolvimento com a obra do falecido pintor e muralista ítalo-brasileiro, Aldo Daniele Locatelli, e pelos seus relevantes serviços prestados a Caxias do Sul. O velório ocorre no Memorial São José e o sepultamento inicia às 16h.
Alvino Melquides Brugalli nasceu em 21 de julho de 1931, em Mata (RS). Era aposentado e reservista do Exército Brasileiro. Casado com Adelina Tonietto Brugalli e pai de Flávio, Ivan, Marli e Vania. Veio para Caxias do Sul em 1950. A sua chegada à Serra gaúcha, passando, antes, por Garibaldi, se deveu a ordenações militares. O momento coincidia com o início das atividades do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe) em solo caxiense. Egresso do seminário, Brugalli começou a participar da rotina da Igreja São Pelegrino, por meio do coral. No início dos anos 1960, a pedido do padre Eugênio Ângelo Giordani, participou da organização da Associação de Cultura e Arte Aldo Locatelli (SCALA), fundada em 1964. Posteriormente, dedicou-se a pesquisar a história da própria igreja e das suas portas, o que resultou na publicação do livro: "Portas de bronze: fé, arte, história" (Siderúrgica Tomé, 2004).
Comentários