Nova Petrópolis terá exibição gratuita de curta-metragem sobre cooperativismo da Sicredi Pioneira
O Caminho de Hans busca disseminar a história e os princípios do modelo socioeconômico
No dia 23 de junho, sexta-feira, a comunidade de Nova Petrópolis e região poderá prestigiar uma exibição gratuita do curta-metragem “O Caminho de Hans”, primeiro filme brasileiro de ficção sobre cooperativismo. O curta é alusivo às comemorações dos 120 anos da cooperativa de crédito e será exibido às 17 horas, no Centro de Eventos da cidade, junto à programação do Festival Sabores da Colônia.
Com o objetivo de disseminar os princípios do cooperativismo, o curta possui uma narrativa leve e envolvente e conta a história sob a perspectiva de um menino. O filme “O Caminho de Hans” é ambientado no ano de 1903, na comunidade de Linha Imperial, e mostra como o cooperativismo transformou a vida de uma família com problemas financeiros, que morava no interior gaúcho. Ao longo da narrativa, o Padre Theodor Amstad, patrono do cooperativismo no Brasil e um dos fundadores da Sicredi Pioneira, é quem, no filme, direciona a família ao cooperativismo, sistema inovador para a época. O curta conta com produção da Convergência Produtora e da Accorde Filmes.
Sobre a Sicredi Pioneira: constituída no ano de 1902, a Sicredi Pioneira é a primeira Instituição Financeira Cooperativa da América Latina e a mais antiga instituição financeira privada em funcionamento no Brasil. Oferecendo um portfólio completo, com mais de 300 soluções financeiras, a Pioneira tem como propósito construir comunidades melhores aos mais de 225 mil associados e das comunidades dos 21 municípios em que atua, nas regiões do Vale do Sinos, Vale do Caí e Serra Gaúcha. Com sede em Nova Petrópolis/RS, Capital Nacional do Cooperativismo, a Sicredi Pioneira está entre as maiores do Sistema Sicredi, que é composto por mais de 100 cooperativas, distribuídas em 25 Estados e no Distrito Federal, e conta com mais de 6 milhões de associados no país.
Comentários