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PROCON realiza reunião sobre telefonia em Caxias

por Ivan Sgarabotto

O objetivo da reunião foi propor medidas e ações concretas para que se melhore o serviço de telefonia da cidade

Foto: Natália Lessa

O PROCON Caxias promoveu uma reunião nesta terça-feira, 12, para discutir os problemas relacionados aos serviços de telefonia prestados à população caxiense.

O coordenador do PROCON, Dagoberto Machado dos Santos, juntamente com o diretor do órgão, Jéferson Garibaldi e o assessor jurídico, Carlos Miranda, receberam os convidados e realizaram um diálogo com as diferentes entidades representativas da sociedade. Participaram do encontro, a primeira promotora de Justiça Especializada do Ministério Público, Janaína de Carli dos Santos, o vereador e representante da Comissão Especial em Telefonia, Arlindo Bandeira, juntamente com seu assessor, Diego Primon, e a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Bernardete Onzi.

O objetivo da reunião foi propor medidas e ações concretas para que se melhore o serviço de telefonia da cidade. De acordo com os dados colhidos pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), as empresas de telefonia lideram o ranking de reclamações no PROCON de Caxias do Sul e mostram que os atendimentos no órgão este ano já são o dobro com relação ao ano passado. Os maiores problemas constatados são cobrança indevida ou abusiva e produto com vício de qualidade.

Outra questão debatida foi a preocupação com os moradores das zonas rurais. A representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Bernardete Onzi, explicou que as empresas de telefonia pecam na qualidade do serviço e nas manutenções necessárias para o funcionamento dos aparelhos. Neste quesito, foi acordado que é preciso uma estratégia de ação para atender a essas demandas nas regiões mais afastadas. O mapeamento dos problemas servirá de subsídio para que os órgãos de Defesa do Consumidor possam cobrar soluções das empresas de telefonia.

A principal medida tomada na reunião foi a de trabalhar preventivamente nas demandas coletivas. Além disso, com auxílio direto ao Ministério Público e com apoio do legislativo, o Procon acredita que será possível ter uma melhor qualidade nos serviços, evitando que o consumidor precise recorrer ao poder público.

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