Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Lideranças da área de igualdade racial repercutem 127 anos da abolição da escravatura na Câmara

por Noele Scur

Em 13 de maio de 1888 a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, entrou em vigor no Brasil. Após 127 anos, as comunidades negras continuam na luta por espaço de igualdade. Na sessão desta quarta-feira (13) na Câmara de Vereadores, o coordenador de Igualdade Racial da prefeitura de Caxias, Diógenes Brasil, ocupou a tribuna para tratar do assunto.

Diógenes Brasil integra a comissão gaúcha encaregada de formar um relatório para enviar à comissão nacional da verdade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que recolhe informações sobre a escravidão brasileira. Para ele, falta ainda  a reparação já que na história do Brasil, os negros mais foram escravos do que livres. “O que restou foram as favelas. Devemos apontar caminhos porque falta a reparação. Eles ficaram livres, mas sem moradia!”, disse.

Durante o pronunciamento na Câmara, o coordenadorl afirmou que fortunas foram construídas pelos braços dos escravos. Os vereadores Edson da Rosa (PMDB) e Denise Pessôa (PT) se pronunciaram sobre o assunto. No Rio Grande do Sul, 47 pessoas compõem a comissão da OAB para produzir um relatório que será entregue de forma parcial em dezembro.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais