Caxias do Sul se mobiliza no enfrentamento à dengue
Baixar ÁudioEquipe da Vigilância Ambiental realizou 7.878 visitas entre 20 de junho e 4 de julho
A Vigilância Ambiental em Saúde, ligada à Secretaria Municipal da Saúde ultrapassou novamente a meta de visitas para o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Lira), que serve para verificar o nível de infestação do mosquito da dengue. A equipe da Vigilância realizou 7.878 visitas, o que totaliza 114% em relação ao objetivo inicial de 6.924 visitas. Foram 76 visitas a mais em comparação ao Lira anterior, realizado em abril deste ano.
Um dado que chama a atenção é que aumentou o número de amostras e de mosquitos encontrados em relação ao mesmo período do ano passado, ou seja, início do inverno. Nessa mesma época do ano em 2021, 16 amostras foram coletadas e nenhum mosquito do Aedes foi encontrado. Já neste ano, foram coletadas 23 amostras e identificados dois mosquitos, nos bairros Santa Lúcia Cohab e Universitário.
O Lira é realizado quatro vezes ao ano, por meio de uma meta pactuada em legislação federal. O Levantamento ocorre em quarteirões definidos por sorteio
Caxias do Sul tem 711 focos do mosquito da dengue identificados em 2022, oito casos autóctones da doença (contraídos no município) e 19 importados (contraídos fora do município).
A médica veterinária da Vigilância Ambiental em Saúde, Delvair Zortea da Silva falou sobre o assunto e destacou a importância da prevenção em entrevista ao programa Temática na manhã desta terça-feira. Confira o áudio na íntegra (acima).
Comentários