Força-tarefa realiza recuperação de estradas e ações preventivas após os danos causados pelas chuvas em Caxias
Ação da Prefeitura de Caxias atua no interior e na área urbana da cidade
A estradas do interior e da área urbana de Caxias do Sul estão passando por um trabalho de restauração após as consequências das fortes chuvas do mês de maio. Nesta segunda-feira (10), as equipes da Subprefeitura do 1º Distrito, sob a coordenação da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), realizaram trabalhos de manutenção na Estrada Municipal Ernesto Formolo, localizada na comunidade de Santo Antônio da 6ª Légua.
As atividades de manutenção se concentraram em diversos trechos da estrada, visando à melhoria das condições de tráfego e à prevenção de danos futuros causados por chuvas intensas. Os trabalhos incluíram a reconstrução de canalizações pluviais em travessias de rua, bem como a reconstrução de valas e escoadouros.
A Subprefeitura de Vila Cristina, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), continua a avançar nas obras de restauração da Estrada Municipal 214, entre Barros Pimentel e Farias Lemos. O trabalho das equipes, iniciado após a destruição causada pelo evento climático severo na primeira semana de maio, foca na reconstrução de partes da estrada e das cabeceiras da ponte danificadas pelas águas do rio Piaí.
Nesta segunda-feira (10/06), as equipes da SMOSP e da Subprefeitura de Vila Cristina seguem trabalhando intensamente para construir uma passagem sobre o rio. Esta passagem permitirá que a escavadeira alcance uma das cabeceiras da ponte, crucial para prosseguir com o restauro necessário. Um dos lados da obra já apresenta progresso significativo, assim como a reconstrução de trechos da estrada.
Paralelamente, em outro ponto crítico, na Estrada Municipal do Imigrante, no trecho de terra após a comunidade de São Luiz, as equipes estão empenhadas em recuperar os pontos danificados da Estrada. Os trabalhos incluem patrolamento e cascalhamento de diversos trechos para garantir a trafegabilidade e a segurança dos usuários.
Coordenadora Extraordinária de Reconstrução
A primeira força-tarefa da Prefeitura de Caxias do Sul, encaminhada pela Coordenadoria Extraordinária de Reconstrução, totalizou mais de 60 intervenções na região do loteamento Monte Carmelo. O trabalho reuniu equipes de várias secretarias durante cinco dias, incluindo o final de semana.
Segundo levantamento da Coordenadoria, no Monte Carmelo, incluindo os loteamentos Adamatti, Vêneto e Caravaggio, foram podadas 15 árvores, sendo duas ações consideradas de alta complexidade pelas equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA). Três plantas foram suprimidas devido ao risco de queda e interferência na rede elétrica.
Conforme a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), foram mapeados 46 pontos de manutenção corretiva na iluminação pública. Nesse contexto, foram realizadas 36 trocas por luminárias de led. Os 10 pontos pendentes não puderam ser acessados em razão da condição das vias de acesso, ou seja, os caminhões não conseguiram chegar, contudo, em breve os serviços serão concluídos.
O serviço de patrolamento totalizou 14 vias. O cascalhamento utilizou 53 toneladas de brita. Foram usadas 180 toneladas de terra para revestimento das ruas, sendo necessárias mais 90 toneladas (cerca de 25 caminhões truck), serviços que devem ser finalizados até sexta-feira (14). Além disso, houve uma operação tapa-buracos da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca).
A Coordenadoria avalia qual a próxima região a ser atendida ao serem concluídos os trabalhos no loteamento Monte Carmelo e no bairro Villa Lobos.
Comentários