Visate lidera ranking de reclamações do Procon no ano de 2021, em Caxias
Baixar ÁudioRelatório foi apresentado nesta terça-feira (11/01), com dados retirados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec)
Os resultados foram apresentados nesta terça-feira (11/01), por meio de um relatório anual do Procon Caxias do Sul, retirado do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Ao todo, foram registrados 34.596 atendimentos presenciais e online. A Viação Santa Teresa (Visate) liderou o ranking de reclamações no ano passado.
Segundo o diretor do Procon de Caxias, Jair Zauza, as reclamações se concentraram no mês de dezembro, quando a concessionária ficou em primeiro lugar na lista do órgão. O motivo foi a retirada de créditos do vale-transporte de alguns usuários sem aviso prévio, com a justificativa de que um novo contrato de concessão foi assinado entre a Prefeitura e a empresa. Neste documento constaria que as passagens possuiriam validade de um ano.
Zauza explica que como a Visate não fez uma ampla divulgação sobre a validade do benefício, as reclamações dos consumidores procederam. Com isso, foi pedida e efetuada uma extensa exposição desta informação e a comunidade possui até o dia 28 de fevereiro para utilizar o benefício.
Ao longo do ano, os principais registros estão na área financeira, como bancos, créditos, juros e consignados, e telefonia/internet. Em material divulgado Procon, os fornecedores com o maior índice são Vivo, Oi, Claro, Caixa e RGE. Zauza conta que as empresas de telefonia enfrentaram reclamações por cobranças de valores maior dos que os negociados em planos para celulares e de internet. Os bancos por causa dos empréstimos consignados, uma vez que houve casos de depósitos sem ter a contratação do serviço. Já a RGE se dá pelo consumidor acreditar que há a cobrança de uma quantia alta na conta de luz.
Com o balanço realizado mensalmente, algumas empresas caxienses ganham destaque no levantamento do SINDEC, canal de denúncias integrado entre os Procons de todo o país. O ranking detalhado com dados do SINDEC pode ser encontrado neste LINK.
Comentários