Primeira semana do Tudo Fácil, em Caxias, tem paralisação de funcionários e alta demanda por serviços
Baixar ÁudioUnidade foi inaugurada no início desta semana, no 2º piso do Shopping Bourbon San Pelegrino
A agência Tudo Fácil de Caxias do Sul começou a funcionar na segunda (05/09), com a promessa de oferecer e reunir cerca de 60 serviços públicos (municipal, estadual e federal) em uma única unidade. Porém, nesta sexta-feira (09/09), alguns serviços foram afetados por uma paralisação de funcionários, com a justificativa de atraso no pagamento dos salários e de outros subsídios.
As atividades foram impactadas pela parte da manhã, quando 12 colaboradores deixaram de prestar atendimento no local. Ao todo, a Tudo Fácil conta com 78 funcionários, que são separados por dois turnos de cinco horas: metade da equipe trabalha pela manhã/tarde e a outra pela tarde/noite. Mesmo com o grupo de trabalho reduzido, os serviços continuaram na agência.
Segundo informação de um ouvinte, que preferiu não se identificar, uma grande fila havia se formado antes da abertura da unidade e muitos tiveram que ir embora sem atendimento. Ao longo do dia, o serviço foi normalizado.
Em nota, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado afirma que entrou em contato com a empresa responsável para verificar a situação. Até o momento, a pasta teria a informação de que os pagamentos seriam efetuados ainda na sexta. A empresa deverá ser notificada pelo Estado, finaliza o comunicado.
Mesmo com o transtorno, o Tudo Fácil registrou na primeira semana uma alta demanda pelos serviços. Segundo dados da agência, foram realizados 602 atendimentos nos dois primeiros dias. Os serviços mais procurados foram do Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS), Detran/RS e do IPE Saúde.
Conforme o gerente-geral da unidade de Caxias, Fábio Pires de Souza, o IGP-RS foi bastante procurado para a confecção da Carteira de Identidade, ao mesmo tempo em que já existiam atendimentos represados do antigo endereço. Já o Detran/RS é um serviço conhecido por sua alta demanda.
Sobre o IPE Saúde, é pela busca por atendimento presencial. Há algum tempo, os servidores não tinham uma unidade física em Caxias, apenas com opção de suporte pela internet. Então, a abertura do Tudo Fácil teria impactado na migração da busca pelo serviço online para o presencial.
A agência também oferece 500 serviços digitais pelo site rs.gov.br nos terminais de autoatendimento. Entre os serviços disponibilizados, estão a emissão da carteira de identidade, serviços do Detran RS, FGTAS/SINE, IPE, RGE e Procon.
O Tudo Fácil Caxias funciona no 2º piso do Shopping Bourbon San Pelegrino e atende o público de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h.
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