Mais de 130 famílias se mudam do bairro Santa Fé para o Rota Nova, em Caxias
A previsão é concluir totalmente as mudanças na próxima sexta-feira se o tempo permanecer seco
O trabalho de mudança das famílias contempladas do bairro Santa Fé para o Residencial Rota Nova, no Loteamento Mattioda, completou cinco dias nesta sexta-feira, 08. Desde a última segunda-feira, 04, 136 famílias que moravam em terrenos irregulares, às margens da Rota do Sol (RSC-453), se mudaram para o empreendimento. Ao longo da próxima semana, mais 70 famílias devem ir para o Rota Nova. O pedido de remoção partiu do governo do Estado, já que as áreas pertencem ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS).
Assim como no bairro Cidade Industrial, as mudanças são organizadas pela Prefeitura de Caxias do Sul, que está disponibilizando caminhões para carregar os pertences dos moradores que se cadastraram previamente e solicitaram a ajuda. São 22 caminhões e cerca de 140 servidores envolvidos de diversas secretarias municipais: Habitação (SMH); Meio Ambiente (Semma), através do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal; Obras e Serviços Públicos (Smosp); Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), através da Guarda Municipal (GM); e Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), com a Fiscalização. Além disso, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) também auxilia no recolhimento dos entulhos e a Polícia Rodoviária Estadual ajuda a orientar o trânsito.
Nesta semana, foram realizadas, em média, 30 mudanças por dia, incluindo o feriado de sete de setembro. As casas são desmanchadas à medida que as famílias saem. Em algumas residências, a Prefeitura consegue utilizar maquinário para demolição, mas, na maioria o processo é manual, um dos motivos que torna o processo mais demorado. Os resíduos sólidos estão sendo recolhidos e levados para um terreno no bairro Cidade Industrial. Assim que estiver liberada, a área é devolvida ao governo do Estado.
A previsão é concluir totalmente as mudanças para o Rota Nova na próxima sexta-feira, 15, se o tempo permanecer seco.
Comentários