Obras de revitalização da Praça Dante Alighieri, em Caxias, devem iniciar no segundo semestre
Reformas devem durar entre 12 e 18 meses
A Prefeitura de Caxias do Sul apresentou, na manhã desta quinta-feira (09), o anteprojeto paisagístico de revitalização da Praça Dante Alighieri. De acordo com o secretário de planejamento, Fernando Mondadori, as obras devem iniciar no segundo semestre deste ano, logo depois da realização da Feira do Livro, e a previsão é de que se estendam entre 12 e 18 meses. Segundo ele, ainda não há perspectiva orçamentária para as obras, tendo em vista que serão apresentadas na segunda fase do projeto. Nesta quarta-feira (08), o anteprojeto foi apresentado ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc). (Ouça a entrevista com o secretário municipal de planejamento, Fernando Mondadori).
O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) e busca valorizar a praça como um palco para as atividades sociais e comunitárias da cidade. O anteprojeto foi apresentado pela arquiteta paisagística da Secretaria de Urbanismo, Akemi Inamoto. Foram realizados diversos estudos, com análises das modificações do local desde o final do século 19 até os dias de hoje.
O projeto
Entre as melhorias propostas no projeto está a ampliação no número de estruturas de apoio na praça, com suportes para informação. Também serão oferecidos outros serviços aos moradores, como carregadores de celular, bicicletário e mais bebedouros. A segurança deverá ser reforçada com um quiosque da Guarda Municipal. Junto a esse local, será construído um novo banheiro para uso familiar, com fraldários e barras de acesso para idosos. Na parte paisagística, as árvores serão preservadas e os canteiros sofrerão intervenções, com a redução do tamanho de alguns deles.
As mudanças foram sugeridas pelos próprios moradores que responderam a pesquisas online e in loco realizadas pela administração municipal, entre novembro e dezembro do ano passado. Os participantes puderam votar mais de uma vez, mas a avaliação da pesquisa foi qualitativa. Entre os resultados, 89% dos participantes consideraram importante serem feitas melhorias na Praça Dante e 52% avaliam a situação do local como regular. Outro dado que chama atenção é que mais de 50% das pessoas têm receio em andar pela praça.
Toda a preservação histórica da Praça Dante Alighieri será mantida assim como as pedras portuguesas, existentes no local, que serão restauradas e preservadas com a revitalização. O projeto inclui ainda a valorização dos monumentos já existentes na praça. A limpeza é outro ponto que será reforçado e que estará ligada à parte paisagística. Alguns canteiros sofrerão redução no tamanho e serão instalados no nível do chão. Já as árvores serão mantidas, mas as copas serão mais altas para evitar o acúmulo de sujeira e, consequentemente, a reprodução de pombos e ratos.
Bancas da praça
No anteprojeto não foram contempladas as duas bancas de jornais e revistas localizadas na Praça Dante Alighieri. Os espaços serão utilizados pela prefeitura como um espaço multiuso para diversos serviços.
Comentários