Vereadores aprovam medida para efetivar a tecnologia de internet 5G em Caxias do Sul
O projeto de Mauricio Scalco altera a legislação relativa às Estações Transmissoras de Radiocomunicação
Efetivar a tecnologia de internet 5G, em Caxias do Sul, é a intenção do vereador Maurício Scalco (NOVO), por meio do substitutivo do projeto de lei 185/2021. A matéria foi aprovada na sessão ordinária desta terça-feira (06/12) e seguirá, agora, para a sanção do prefeito Adiló Didomenico. O texto altera a lei 8.666/2021, relativa às Estações Transmissoras de Radiocomunicação.
O autor atentou ter percebido a falta da regulamentação sobre a futura necessidade de instalação de antenas e estruturas físicas, para a propagação da internet, na modalidade 5G. “Não pode haver retrocessos e burocratização exacerbada, que não correspondam aos anseios de conectividade desse município”, ponderou.
Scalco explicou que o sistema de telefonia móvel depende das Estações Rádio Base (ERB), para o seu funcionamento, pois, diferentemente de outros tipos de rádios, como os walkie-talkies ou Rádios PX, que possuem a capacidade de comunicação direta, os celulares comunicam entre si e com a internet, através de um equipamento intermediário, a ERB, popularmente conhecida como torre de celular.
Comentários