Samae lança 16ª Operação Verão Seguro
Ação visa prevenir mortes por afogamentos, além de intensificar a fiscalização de atividades que são proibidas como caça e pesca nas represas do Município
Nesta terça-feira (06/12), foi lançada a 16ª edição da Operação Verão Seguro. Promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em parceria com a Guarda Municipal (GM), o 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) e o Batalhão de Polícia Ambiental (Patram), a ação visa prevenir afogamentos nas represas do Munícipio, além de fiscalizar atividades como caça e pesca, que são proibidas.
Servidores da GM intensificarão as rondas, principalmente nas bacias da Maestra (Santa Fé) e Dal Bó (Fátima), locais onde a indecência de pessoas em descumprimento à legislação vigente são mais acentuados. O prefeito Adiló Didomenico e o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, receberam representantes das forças de segurança envolvidas na ação no estacionamento da Prefeitura Municipal para dar início aos trabalhos. Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto da Rosa; diretor da Guarda Municipal, Alex Oliveira Kulmann; soldados do 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Caxias do Sul; soldados da Patram; e servidores do Samae. De lá, o grupo se deslocou até o complexo Dal Bó, local por onde iniciou a ronda. A operação segue até 20 de março de 2023.
Resultados do balanço realizado na edição anterior indicam que 1127 pessoas foram orientadas em 4532 rondas. Durante o verão, estação de temperaturas mais elevadas, os banhos nas represas são mais procurados. A campanha é uma forma de intensificar um trabalho já existente. O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, reforça os perigos ao adentrar em uma bacia de captação de água.
Denúncias podem ser feitas para a GM por meio do telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae, 115.
Comentários