Músico Samuel Pereira Sodré é o mais novo Cidadão Caxiense
A outorga do título, pela Câmara Municipal, aconteceu em sessão solene da noite desta quinta-feira
O mais novo Cidadão Caxiense atende pelo nome de Samuel Pereira Sodré. A outorga do título ao músico e escritor aconteceu em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quinta-feira (06/06), no plenário da Casa. A titulação reconhece a contribuição dele para a cultura local. Natural da cidade mineira de Governador Valadares, ele reside em Caxias há mais de 28 anos. A proposição da homenagem coube à vereadora Rose Frigeri/PT. Na condução da cerimônia de hoje, estava a presidente do Legislativo, vereadora Marisol Santos/PSDB.
A vereadora Rose se pronunciou em nome do Parlamento. A partir da tribuna, reiterou ser amiga de longa data de Sodré. Disse que se conheceram há algumas décadas no antigo Bar Voo Livre. Emocionada, a parlamentar destacou que o agraciado possui um compromisso inabalável pelo fortalecimento dos laços da cultura local.
Depois de receber a placa de Cidadão Caxiense, Sodré dirigiu-se à tribuna. De imediato, lançou mão do violão e dedilhou acordes. Alheio ao rito discursivo tradicional, ele deixou a sua espontaneidade artística aflorar agradecimentos e reminiscências. Músicas de Legião Urbana, Milton Nascimento, Raul Seixas e outros eram combinadas com versos da chamada Literatura de Cordel e poemas de autores como Luís de Camões.
Sodré fez questão de citar a mãe. Parafraseou: “em meio a cantigas de ninar, ela sabia que esse filho não a decepcionaria”. Citou amigos que o estimularam na carreira. Lembrou que, mesmo nas dificuldades com a carreira, buscou se reinventar no solo caxiense.
Entre prosas, versos e acordes, a solenidade ainda contou com relatos, em vídeos, exibidos no painel eletrônico do plenário. Familiares e amigos demonstraram afeto e gratidão a Sodré.
Saiba mais sobre o homenageado
Samuel Pereira Sodré nasceu em Governador Valadares/MG, no dia 12 de setembro de 1959, e reside em Caxias do Sul há 28 anos. O músico já levou seu trabalho a várias partes do Brasil, construindo, assim, uma trajetória artística com cinco CDs gravados, dois DVDs e três livros para o público infantil.
Realiza trabalhos publicitários como produção de jingles, vídeos e trilhas sonoras para espetáculos diversos, ministra oficinas de música, trabalha a música em sala de aula, faz shows infantis com contação de histórias musicadas e palestras motivacionais para todos os públicos.
Foi em 1995 que começou o percurso cultural em Caxias do Sul, atuando como músico profissional, inicialmente tocando em bares noturnos, restaurantes, hotéis e eventos diversos. Com o passar do tempo, se dedicou em levar cultura, lazer e conhecimento para a comunidade.
Entre as ações desenvolvidas por Sodré em solo caxiense, estão: oficinas de musicalização e literatura direcionadas a profissionais da educação; oficinas em várias edições do “PROLER”, do projeto “Monteiro Lobato”, do projeto “Noite na Biblioteca”, entre outros; CDs e DVDs gravados com canções autorais; jingles da Campanha do Agasalho doados à comunidade; clipe em homenagem a Caxias do Sul; escreveu três obras literárias (Reino Encantado, Uma Sementinha Corajosa e Uma Bruxinha e seus dois Corações); e trabalhos e ações sociais em casas asilares, escolas municipais, com pessoas que possuem o Transtorno do Aspecto Autista e em diversas regiões da cidade.
Comentários