Implantação de nova adutora do Sistema Marrecas na Rota do Sol, em Caxias, ocasionará parada obrigatória no fornecimento de água
Paralisação está programada para o início da madrugada de segunda-feira (10/06) e tem previsão de conclusão na quarta-feira (12/06)
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) informa parada programada no abastecimento de água nas regiões atendidas pelo Sistema Marrecas, para finalização das obras de implantação da nova adutora localizada no Km 158 da RS-453 (Rota do Sol), em Vila Seca. O serviço terá início na madrugada de segunda-feira (10) e tem previsão de conclusão na quarta-feira (12). O fornecimento de água deve ser retomado de forma gradativa na quinta-feira (13).
Conforme o engenheiro da Superintendência de Planejamento e Obras do Samae, Leonério de Castilhos, mais de 80% da obra já está concluída. A primeira parte ocorreu com a implantação de 560 metros de rede junto a área de domínio do Daer. Nas últimas semanas, foram realizadas, duas travessias necessárias para a finalização da obra, além do aterramento, colocação, assentamento e concretagem das tubulações. “A parada que está programada para segunda-feira é de extrema importância para que haja a interligação da nova adutora com a antiga. Na ocasião, também será desativada a tubulação antiga, deste local, para sua posterior retirada, possibilitando a entrega da área ao Daer para executar a estabilização do talude”, explica.
O corpo técnico da autarquia estará trabalhando de forma intensa para agilizar a conclusão da obra e para diminuir o tempo de falta d’água nos bairros. O Samae está organizando a logística, para a próxima semana, com a disponibilização de três caminhões-pipa para abastecer os reservatórios Ana Rech, Capivari e Serrano, além de atender UBS’s e instituições de ensino das regiões.
O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti salienta que a população faça o uso consciente de água a partir deste final de semana, evitando o consumo excessivo. “Iremos trabalhar para finalizar a obra o mais breve possível, mas não é uma tarefa fácil, requer muita atenção e medidas cautelosas para garantir o abastecimento de água no futuro”, reforça Meletti.
O Sistema Marrecas, atende aproximadamente 27% da cidade, a adutora possui uma extensão de 27 quilômetros e uma capacidade de armazenamento de 15 mil metros cúbicos de água no Centro de Reservação Jardim das Hortênsias (CRJH). Confira os bairros que serão afetados com a parada programada do Sistema Marrecas:
- Ana Rech,
- Belo Horizonte,
- Brandalise,
- Centenário
- De Lazzer
- De Zorzi
- Diamantino
- Fazenda Souza
- Interlagos
- Jardelino Ramos
- Jardim América
- Jardim Das Hortências
- Jardim Eldorado
- Jardim Iracema
- Linha 40
- Maestra
- Mariland
- Morada Dos Alpes Il
- Nossa Senhora Da Saúde
- Nossa Senhora De Fátima
- Nossa Senhora De Lourdes
- Nossa Senhora Do Rosário
- Parada Cristal
- Pedancino
- Petrópolis
- Pioneiro
- Por Do Sol
- Presidente Vargas
- Sagrada Família
- Samuara
- Santa Fé
- Santo Antonio
- São Ciro
- São Cristóvão
- São José
- Século XX
- Serrano
- Vila Ipê
- Vila Seca
- Vinhedos
Comentários