Samae já autuou neste ano mais de 200 consumidores por fraude em ligações de água
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), está intensificando o combate a fraudes em ligações de água, os famosos gatos e, consequentemente, às perdas de água. Até o mês de abril, a autarquia autuou 205 usuários que estavam em situação de irregularidade, uma média de 1,7 por dia. Em 2014, foram constatados 519 infrações.
As fraudes são intervenções feitas no hidrômetro, com o objetivo de medir apenas uma parcela do consumo efetivo. Os casos mais comuns de fraude são rompimento e inversão do hidrômetro; execução de “by pass” no hidrômetro; violação do hidrômetro, através de um orifício na cúpula e colocação de arame para travar os dispositivos internos do hidrômetro que registram o consumo; acesso por torneira ou registro após o hidrômetro e inserção de um arame, ou outro obstáculo, para impedir a rotação da turbina do hidrômetro; “T” no cavalete facilita a intervenção no hidrômetro; ligação clandestina.
A Fiscalização intensificou suas ações através da utilização de lacres nos hidrômetros, indício levantado pelos leituristas, análises do histórico de consumo de ligação, bem como a atividade conjunta com a Divisão de Água e o Programa de Ampliação do Abastecimento e Consumo Consciente (PROAG), combatendo o abastecimento clandestino, através da supressão dos ramais clandestinos e implantação de redes de abastecimento, consequentemente realizando novas ligações.
Constatada a irregularidade, o consumidor é autuado e multado de acordo com o tipo de fraude e o tipo de imóvel, bem como o registro de ocorrência policial, aonde os responsáveis passam a responder ação judicial por furto de água. Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do telefone 115, plantão 24 horas.
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