Empresa especializada em sistemas de energia solar abre loja em Caxias do Sul
A Ecosul Energias inaugurou a nova unidade nesta segunda-feira (05), no bairro São José
Caxias do Sul ganhou, nesta segunda-feira (05), uma filial da Ecosul Energias. Com investimento de R$ 400 mil, a loja conceito conta com uma estrutura de 399 m² e foi planejada para proporcionar uma experiência única aos clientes, que poderão conhecer de perto o funcionamento de um sistema de energia solar fotovoltaica.
O lançamento integra o projeto de expansão da empresa de Nova Petrópolis, que também planeja a abertura de outras duas unidades. A estrutura em Caxias do Sul está localizada no bairro São José e conta com o ambiente da loja, no térreo, e uma sala de convenções, localizada no segundo andar do edifício. Além de imagens de projetos elaborados pela Ecosul, o público também terá acesso às peças que compõem o sistema, como módulos, inversores e outros equipamentos.
A Ecosul está no mercado há cinco anos e é considerada pioneira na região no planejamento, comercialização e instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica. Com esse histórico, a empresa registra números expressivos. Em 2020, homologou 237 projetos, obtendo um crescimento de 25% em comparação a 2019, mesmo diante da crise financeira agravada pela pandemia de coronavírus. A expectativa para os próximos anos é ampliar a presença da marca em outras regiões do estado, mas sem perder o controle e a qualidade dos serviços característicos da empresa.
A empresa realiza todas as etapas do processo, desde o projeto até a execução completa da obra e homologação dos sistemas junto às distribuidoras de energia. Ao todo, já foram elaborados e implementados mais de 750 sistemas fotovoltaicos para empresas, agronegócios e residências.
Sobre o sistema fotovoltaico
O sistema fotovoltaico permite a produção de energia limpa e renovável a partir da luz solar. Trata-se de uma alternativa sustentável, pois é uma fonte infinita e não poluente. Também é benéfica economicamente, em que o retorno do investimento pode ser percebido logo no primeiro mês após a instalação. A redução no valor da conta de luz pode chegar em até 95%, dependendo o dimensionamento do sistema, mantendo apenas o pagamento das tarifas mínimas das concessionárias. Além disso, o equipamento tem durabilidade média de aproximadamente 25 anos, com baixo custo de manutenção.
O funcionamento do sistema ocorre da seguinte maneira: durante o dia, os raios solares que incidem sobre os módulos são absorvidos e convertidos em energia elétrica de corrente contínua. O inversor capta essa corrente contínua e a transforma em corrente alternada, estando pronta para o consumo. Quando a energia gerada é maior do que a quantidade consumida, o excedente é injetado na rede de distribuição, acumulando créditos que podem ser usados em até cinco anos para o abatimento no valor de contas futuras ou, até mesmo, utilizá-los para diferentes endereços, desde que sendo no mesmo nome e na mesma distribuidora.
Comentários