Secretaria de Segurança avalia compra de novas câmeras de vídeo monitoramento
A secretaria está realizando um levantamento de quais locais seriam necessários para receberem estes novos equipamentos
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul está avaliando a questão orçamentária e de necessidade da compra de novas câmeras de vídeo monitoramento para o reforço da segurança pública na cidade.
Em entrevista ao programa Temática, da Tua Rádio, na manhã desta segunda-feira (05), o titular da pasta, Clovis Juvenal Pacheco, afirmou que, no momento, a secretaria está realizando um levantamento de quais locais seriam necessários para receberem estes novos equipamentos, como, por exemplo, as entradas e saídas do município, realizando assim um cercamento eletrônico. Ainda segundo o secretário, primeiramente é necessário realizar a atualização das câmeras já existentes.
De acordo com o secretário Clovis Pacheco, em 2006, foi iniciado um processo de parceria entre a prefeitura, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindilojas, onde foram instaladas 18 câmeras de monitoramento na região central de Caxias. Já em 2009, houve uma ampliação do sistema por convênio, onde foram instaladas mais 20 câmeras. Em 2011, mais 13 câmeras instaladas. Em 2014, o município assumiu integralmente a manutenção das 51 câmeras. No mesmo ano, 32 equipamentos estavam em pleno funcionamento, quatro câmeras funcionando parcialmente e 15 aparelhos fora de funcionamento.
Conforme o último relatório de funcionamento do sistema de vídeo monitoramento, divulgado no dia 15 de janeiro de 2018, três câmeras estão danificadas. Segundo o secretário, a licitação para o conserto já está em andamento.
As imagens das câmeras são monitoradas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) da Brigada Militar, que passou por reformas em 2012 para o trabalho, em um investimento de mais de R$ 110 mil.
Comentários