Regularização na comunidade do Vila Lola beneficia 14 famílias da região Esplanada em Caxias do Suil
Entrega de títulos de propriedade ocorreu no final de semana
Depois de 20 anos desde que as primeiras cinco famílias em busca de moradia ocuparam um terreno que seria inicialmente destinado a uma área verde no Bairro Bom Pastor, região Esplanada, ocupando espaços de menos de 15m2 - a situação foi regularizada. Agora, diante dos processos de eficientização e desburocratização dos processos de regularização no município, foram apenas seis meses para finalizar a regularização fundiária no lugar.
O programa Esse Terreno É Meu da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) concretizou o sonho do título de propriedade na manhã do sábado (3), quando 14 famílias receberam seus documentos no Núcleo Vila Lola.
O tempo recorde para o trâmite do processo que tornou os moradores oficialmente detentores de um patrimônio imobiliário deve-se em grande parte ao intenso engajamento da comunidade. As próprias famílias se encarregaram de contratar os insumos iniciais de levantamento topográfico e laudos ambientais, a fim de agilizar o andamento do processo, em sintonia com a SMU.
Atualmente, as moradias são abastecidas com fornecimento regular de água e luz. Os próximos passos para a urbanização completa incluem a consolidação de sistema de esgoto, rede pluvial, pavimentação e iluminação pública.
Desde a manhã deste sábado, porém, 14 novos detentores de propriedade no Vila Lola podem dispor de suas áreas devidamente regularizadas como bem entenderem: vender, alugar ou deixar como herança aos filhos. A decisão, assim como o terreno, é deles.
Comentários