Vigilância em Saúde fará ação no interior de Caxias para imunizar população que não está vacinada contra a febre amarela
Baixar ÁudioMoradores das localidades onde foram encontrados bugios mortos serão procurados para se imunizarem contra a doença
A morte de 30 bugios no interior de Caxias do Sul acionou o alerta para circulação de febre amarela no município. Até o momento, a Vigilância Ambiental em Saúde não identificou casos da doença em humanos, mas dois macacos foram diagnosticados com a doença. Assim, a diretora da Vigilância em Saúde afirmou que o vírus está circulando e que a população que ainda não se vacinou contra a doença precisa procurar as UBSs para receber a imunização.
Para tentar garantir a segurança das pessoas que moram perto das localidades onde os bugios foram encontrados, a Vigilância fará uma busca das pessoas não imunizadas. “Nós também estamos fazendo algumas estratégias em relação à região rural, especificamente, nessas localidades onde foram encontrados bugios, pra que a gente possa estar priorizando na vacinação essa população. Então, as UBSs já estão fazendo as buscas dos residentes nesses locais não vacinados para que possam realizar a imunização”, explicou a diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta.
Juliana também explicou que a vacina contra a febre amarela é administrada em dose única, já que a imunização é permanente. Então, quem já se vacinou não precisa dose de reforço. Aquelas pessoas, porém, que ainda não tenham se vacinado contra a doença, devem buscar as Unidades Básicas de Saúde do município nas quartas-feiras, que é o único dia da semana que o imunizante é aplicado.
Ouça a entrevista completa em “Ouvir Notícia”.
Comentários