Prefeitura de Caxias do Sul decreta situação de emergência devido à estiagem
Com o documento, Município pode buscar linhas de crédito para ajudar os produtores
A Prefeitura de Caxias do Sul publicou no Diário Oficial na manhã desta terça-feira (05/05) o decreto nº 20.932, que declara situação de emergência no Município, afetado pela estiagem.
O documento informa que a longa estiagem na área rural está causando perdas consideráveis nas lavouras, na criação de gado de corte e leiteiro, bem como está inviabilizando acesso à água ao consumo humano. E decreta a situação de emergência, confirmando a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do Município, e autoriza o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta ao Desastre, autorizando a convocação de voluntários para reforçar ações.
Com o decreto, sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal, os contratos de aquisição de bens necessários às atividades, de prestação de serviços e obras relacionadas ao assunto ficam dispensados de licitação. De acordo com a secretária de Governo e Chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos, o Município pode estabelecer normas de finanças públicas, permitindo busca de créditos para ajudar os produtores rurais a amenizar os danos causados pela estiagem.
Uma comissão de acompanhamento de perdas e danos será formada por representantes dos produtores, cooperativas e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Emater, Inspetoria Veterinária, Defesa Civil e Samae.
Para saber mais sobre os efeitos do decreto e as ações que a Prefeitura de Caxias do Sul, juntamente com os órgãos responsáveis, pretende adotar para amenizar os prejuízos causados pela estiagem, a Tua Rádio São Francisco conversou com a Chefe de Gabinete e secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos. Ouça AQUI.
Comentários