Novo Quartel de Bombeiros da Zona Norte deve ser aberto até final de fevereiro
O estabelecimento está localizado na rua Vitório Fabris, nº 271, no bairro Pioneiro, em Caxias do Sul
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), juntamente com o chefe de gabinete, Cristiano Becker, o presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós (PSB), do tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar (5º BBM), Julimar Fortes Pinheiro e do integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma e Reabertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte da Câmara Municipal, vereador Renato Oliveira (PCdoB), estiveram na tarde desta terça-feira (03/01), analisando, conhecendo e observado as dependências do pavilhão que abrigará a nova sede do Quartel de Bombeiros da Zona Norte. O estabelecimento está localizado na rua Vitório Fabris, nº 271, no bairro Pioneiro.
Na oportunidade, o comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente–coronel Julimar Fortes Pinheiro, confirmou que a entrega do novo local deve acontecer até o final do mês de fevereiro deste ano. De acordo com ele, o Estado assumiu a compra de equipamentos, veículos e efetivo que estarão à disposição da população. Fortes destacou que 14 militares irão trabalhar neste local que possui 450 m², contando com recursos vindos do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (PISEG).
De acordo com o presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós (PSB), que coordenou a Frente Parlamentar em Defesa da Reforma e Reabertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte na Câmara, a solicitação de um novo local era um sonho para todos os moradores dos bairros da região norte da cidade. O parlamentar salienta que visitas foram realizadas a diversas autoridades, inclusive aos integrantes do governo do Estado do Rio Grande do Sul, entre eles, o ex-governador Ranolfo Vieira Junior, em setembro de 2022. O presidente do Legislativo recordou que naquele período, Ranolfo não mediu esforços e anunciou que o Estado iria fazer a sua parte tentando entregar o novo local para o quartel com o máximo de agilidade, apontando a possibilidade de assinar um contrato de locação de um novo prédio para a implantação do Corpo de Bombeiros pois a antiga estrutura necessitava de uma ampla reforma que custaria muito caro para o Estado e não seria viável a implantação do Quartel.
Destruída nos últimos anos por vândalos e habitada por usuários de drogas e mendigos, a antiga sede do Quartel, no bairro Pôr do Sol, teve sua inauguração em junho de 2011. Entretanto, a unidade foi desativada em março de 2016 pelo comando do Corpo de Bombeiros Militar por falta de efetivo.
Comentários