Trabalho permanente de remoção e organização de fios, em Caxias, começa pelo bairro Santa Lúcia
Ação seguirá o cronograma dos bairros e atendendo também as demandas via Alô Caxias
As secretarias municipais do Meio Ambiente (Semma) e do Urbanismo (Smu) iniciaram permanentemente nesta semana o trabalho de remoção e organização de fios de postes de iluminação dos bairros de Caxias do Sul. A ação, destinada para a fiação caída, começou na localidade de Santa Lúcia, com três pontos atendidos em postes próximos à igreja e ao cemitério local, resultando em, aproximadamente, 500 metros de fios recolhidos.
As pastas esclarecem que há diferenciação do trabalho realizado nesta terça-feira dos anteriores, que iniciaram em maio de 2023. Conforme as secretarias, houve a montagem de uma equipe permanente, que trabalhará diariamente nessa função, para cortar os fios que estão caídos na rua. As outras operações que pasta de Urbanismo mantinha, com a RGE e com outras operadoras de telefonia, era para fios chamados de 'embarrigados', ou seja, que estavam pendurados de um poste a outro. As pastas afirmam que esses fios não podem ser cortados, pois eles provavelmente transmitem dados ainda, ou até mesmo energia. Então não se pode envolver a equipe sem a presença de um técnico. Agora, esses fios que estão caídos pela via pública e estão ligados somente de um lado do poste, não têm mais uso. Esses podem ser cortados.
A Prefeitura de Caxias afirma que a concessão do serviço de iluminação pública à iniciativa privada liberou servidores para atuarem na remoção e organização de fios. Segundo o Executivo, terá uma equipe focada na limpeza da fiação caída.
Comentários