Sancionada lei para encaminhar financiamento e construção do Centro de Proteção Animal
Autorização para empréstimo de até R$ 8 milhões junto ao Badesul foi aprovada na semana passada pela Câmara de Vereadores
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, assinou a Lei nº 8.992, que autoriza a administração a contratar com o Badesul Desenvolvimento – Agência de Fomento-RS um empréstimo para a construção do Centro Municipal de Proteção Animal. A sanção ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira (1º/11), no Salão Nobre do Centro Administrativo.
O financiamento de até R$ 8 milhões, encaminhado junto ao Badesul, terá 24 meses de carência e prazo para pagamento de 120 meses (10 anos), com taxa de juros de 3% mais Selic. O montante será utilizado para a construção do novo canil e a compra de equipamentos. O projeto de lei que autoriza a operação foi aprovado na Câmara de Vereadores no dia 19/10.
O secretário do Meio Ambiente, João Uez, lembrou que serão usados recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fundema). O projeto, elaborado pela DCA Engenharia, foi apresentado a vereadores, servidores, representantes de organizações não governamentais (ONGs) e imprensa em junho.
Conforme o projeto, a área de 5,3 hectares localizada no Travessão Aliança, distante 13km do Centro da cidade, tem acesso pela ERS-122, via Estrada dos Romeiros. O Centro terá capacidade para 440 cães, 60 gatos e quatro animais de grande porte, contemplando canis coletivos e individuais, para cães bravios e idosos, para mães e filhotes e gatis. O atual Canil Municipal, em São Virgílio, tem aproximadamente 400 animais. A área total a ser edificada terá 5.550m2.
Todas as alas de Canis serão executadas no sistema de pré-moldados em concreto, solução definida para otimizar processos, reduzir custos e promover uma construção mais sustentável, eficiente e inovadora. Acompanharam a sanção da lei, além do prefeito e do titular da SEMMA, o diretor financeiro do Badesul, Kalil Sehbe Neto; os secretários da Receita, Roneide Dorneles, e de Governo, ex-prefeito Flavio Cassina; o diretor de Planejamento e Gestão da SEMMA, Henrique Koch; e os vereadores Lucas Diel (líder de governo) e Elisandro Fiuza.
Comentários