Mudanças dos moradores do bairro Cidade Industrial em Caxias do Sul são concluídas
No total, 189 famílias que moravam em área irregular foram removidas desde o começo da semana
A primeira etapa de mudanças para o Residencial Rota Nova foi concluída nesta sexta-feira, dia 01º. 189 famílias que moravam em área irregular, às margens da Rota do Sol (RSC-453), no bairro Cidade Industrial, foram removidas. O trabalho começou na segunda-feira, 28, e envolveu 140 servidores de diversas secretarias e autarquias da prefeitura, além de 22 caminhões que foram disponibilizados para as mudanças. A remoção é um pedido do governo do Estado, através do Departamento Autônomo de Estradas e de Rodagem (DAER-RS).
Logo após a saída dos moradores, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp) fizeram o desmanche das casas com uso de maquinário próprio. Os resíduos sólidos permanecem na área até licitação da empresa que fará o transporte e a triagem dos mesmos, devidamente licenciada junto à Secretaria do Meio Ambiente (Semma). A Guarda Municipal fiscalizará para não permitir novas invasões nas áreas desocupadas. A partir desse trabalho de remoção, a área é devolvida ao Estado.
A primeira etapa superou as expectativas das equipes envolvidas, mantendo uma média de 40 mudanças por dia durante a semana. Do total de famílias, 174 foram contempladas para o Rota Nova de acordo com os critérios da Caixa, publicados em edital.
Nesta segunda-feira, 04, inicia a remoção das famílias que moram em área irregular no bairro Santa Fé. O trabalho começará com as casas próximo à rótula da Codeca, na Rota do Sol. Na sequência das mudanças, as residências serão desmanchadas. As famílias terão até o fim de setembro para ocuparem os apartamentos do Rota Nova. Quem não se mudar dentro desse prazo, perderá o imóvel e, automaticamente, uma das 33 famílias da lista de suplentes será chamada pela Caixa para substituição.
Comentários