Vereadores aprovam a criação do programa para atendimento a pessoas com autismo
A medida partiu de indicação da vereadora Tatiane Frizzo, que preside frente parlamentar sobre a temática
A criação do Programa de Capacitação para Atendimento das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o CapaciTEA, foi aprovada pelos vereadores, na sessão ordinária desta quinta-feira (30/11). De autoria do Executivo, o projeto de lei 173/2023 resultou de indicação da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, que preside a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas. Para se tornar lei municipal, a medida passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico.
Em conformidade com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, o projeto busca estimular a adaptação de espaços para receber autistas e seus familiares. Quer estimular a frequência aos serviços e comércios locais. Além da realização da capacitação, as empresas que aderirem ao CapaciTEA terão o reconhecimento por meio da certificação “Selo Azul”.
A matéria detalha que o adesivo destacará as empresas com sensibilidade, na prestação de serviços qualificados para o público autista. Aponta que se trata de mais uma contribuição para o atendimento adequado à realidade do desenvolvimento neurológico.
Do ponto de vista organizacional, a Coordenadoria de Acessibilidade será a responsável pelo recebimento da solicitação de interesse de adesão ao CapaciTEA e entrega do Selo Azul. Caberão às empresas interessadas a escolha e a contratação do profissional, habilitado para prestar a capacitação, além da organização de todo o processo de treinamento, com posterior emissão de certificado.
No caso do Comitê Gestor de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, ele emitirá parecer de avaliação dos documentos comprobatórios da capacitação. A liberação se dará no prazo máximo de 60 dias do recebimento da solicitação.
Na discussão, em plenário, a vereadora Tatiane contou que, por meio da citada frente parlamentar, um neurologista capacitou servidores públicos na temática do autismo. Em apoio à iniciativa, manifestaram-se os vereadores Juliano Valim/PSD, Lucas Caregnato/PT, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB e Rose Frigeri/PT.
PROJETO DE LEI nº 173/2023 (votação)
ADRIANO BRESSAN PRD Sim
ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA PRD Sim
ELISANDRO FIUZA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
GILFREDO DE CAMILLIS PSB Sim
GLADIS FRIZZO MDB Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Presente
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Sim
LUCAS DIEL PDT Sim
MARISOL SANTOS PSDB Sim
MAURÍCIO SCALCO PL Sim
OLMIR CADORE PSDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Ausente
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Não Votou
RICARDO ZANCHIN NOVO Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TATIANE FRIZZO PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PRD Sim
Comentários