Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Prefeitura de Caxias encaminha parceria para estudo sobre destinação de resíduos da construção civil

por Pablo Ribeiro

Ato efetivado pelo prefeito Adiló Didomenico ocorreu durante reunião-almoço do Sinduscon

Foto: Daniela Xu/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

A Semana Municipal do Meio Ambiente de 2023 foi aberta oficialmente na quarta-feira (31/05) durante a reunião-almoço promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon) e pela Prefeitura de Caxias do Sul. Na ocasião, a administração encaminhou uma parceria com a entidade de classe pensando na correta destinação dos resíduos da construção civil.

O prefeito Adiló Didomenico, a presidente do Sinduscon, Maria Inês Menegotto de Campos, e o secretário do Meio Ambiente, João Uez, assinaram uma carta de intenções visando elaborar um projeto para remanejar as sobras de obras. A proposta é utilizar um britador da municipalidade para processar os materiais. “Em meio à Semana do Meio Ambiente, nada mais oportuno encaminharmos esse estudo. Futuramente, por exemplo, poderemos usar o material para cascalhamento de estradas do interior”, projetou o prefeito.

A presidente do Sinduscon ressaltou a importância do alinhamento público e privado visando o desenvolvimento do município, citando que o setor gera mais de 4 mil empregos diretos em Caxias do Sul, e outros 7 mil indiretos. E disse ser importante a prefeitura ser protagonista nessa demanda, pois parte da caliça é descartada irregularmente.

Na palestra temática sobre o tema da Semana do Meio Ambiente, “Direito de ter, dever de cuidar”, o secretário João Uez iniciou destacando o novo endereço da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), junto à Maesa, com acesso pela Rua Dom José Barea, 1.501, no bairro Exposição. Para o espaço está planejada a instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia. Com a previsão de uma usina no mesmo local, a proposta é custear o consumo de energia da Semma e também do centro administrativo.

Sobre o dever de todos de cuidar, o secretário lembrou que em breve será instituída uma Diretoria de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, com o objetivo de resgatar verbas a fundo perdido. “Por meio de projetos qualificados isso é plenamente possível. Também estamos encaminhando a revisão do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e estudando a elaboração de uma lei para encaminhar parte de recursos federais para o Fundo Municipal do Meio Ambiente”, explanou Uez. Sobre a carta de intenções com o Sinduscon, o secretário complementou que o objetivo é apresentar um modelo de projeto em no máximo 60 dias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais