Situação de maus-tratos contra animais é flagrada pela fiscalização da Prefeitura de Caxias
Cumprimento de ordem judicial com o apoio da Polícia Civil ocorreu no bairro Presidente Vargas, onde sete cachorros estavam em situação de abandono
Fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) de Caxias do Sul verificaram na manhã desta quinta-feira (29/02) uma denúncia de maus-tratos a animais no bairro Presidente Vargas, na Zona Leste da cidade. No local, sete cães em situação de abandono foram encontrados numa residência que foi acessada com apoio de agentes da 3ª Delegacia Distrital (3ª DP).
Os policiais tinham uma ordem judicial para verificar o fato. A medida foi solicitada pelo Departamento de Proteção Animal (DPA) da SEMMA após tentativas de acessar o espaço sem que houvesse a moradora. A moradia, na Rua Getúlio Vargas, tem dois pisos. No térreo as condições verificadas eram péssimas, com muitas fezes espalhadas pelo chão. A proprietária dos pets, de 37 anos, não foi localizada.
Vizinhos relataram aos agentes que ela é dependente química e que vai no local poucas vezes por semana. Inclusive, há registros policiais contra ela por ameaça. Uma intimação foi deixada pelos agentes, ou seja, a denunciada tem um prazo para se apresentar à autoridade policial. Os cachorros não estavam desnutridos pelo fato de vizinhos fornecerem ração e água. Dois dos cães estavam microchipados. Cinco foram microchipados na hora pela médica veterinária do setor de Fiscalização da SEMMA.
Os cães ficarão sob a guarda de vizinhos como fiéis depositários, que se manifestaram nesse sentido, até serem encaminhados para adoção. Finalizado o inquérito pela Polícia Civil, a denunciada será indiciada ao Ministério Público (MP-RS) por maus-tratos contra animais.
Comentários