Presidente da UAB corrobora justificativa de que combustível impactou no aumento da passagem
Baixar ÁudioPresidente do Conselho Municipal de Mobilidade (CMM) acredita que a tarifa seja alta, mas foi o menor valor encontrado no atual contexto
O valor da tarifa de R$ 5,50 passou a valer a partir desta terça-feira (1º/03), em Caxias do Sul. Os passageiros já podem visualizar o novo preço ao entrar no transporte coletivo urbano. A Prefeitura realizou uma coletiva para explicar os motivos do aumento e as ações para tentar diminuir a passagem. O encontro teve a presença de Valdir Walter, presidente da União de Associações de Bairros (UAB).
Ele se manifestou durante a coletiva. Walter concordou com uma das justificativas dadas pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB) para a mudança na tarifa. Conforme o líder comunitário, o combustível é a máquina para definir a subida de alguns preços, o que reflete no bolso do usuário dos ônibus caxienses.
É reiterado que as 23 reuniões, por meio do Conselho Municipal de Mobilidade (CMM), serviram para que houvesse a aprovação da política de subsídio à Visate pela administração. A medida pode ajudar a impactar em menor escala o contribuinte.
Ele acredita que a comunidade vai agradecer ao Conselho pelas ações relacionadas no que diz respeito à aprovação do repasse financeiro à concessionária. É esperado que nesta semana o Projeto de Lei (PL) seja aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito.
O presidente do Conselho Municipal de Mobilidade (CMM), Rodrigo Guidini, que também estava na coletiva, expôs sua visão sobre o tema. De acordo com ele, existe um entendimento de que a mobilidade urbana é um dos pilares de uma cidade, funcionando com o maior número de pessoas. A tarifa foi analisada pelo colegiado, entende-se que é um valor alto, mas que os R$ 5,50 foram pensados para ter o menor impacto econômico no bolso do passageiro.
Guidini acredita que o estudo do Plano de Mobilidade de Caxias do Sul vai auxiliar em uma revisão tarifária se o Município estruturar o sistema viário, a fim de chamar mais usuários. Ele finaliza dizendo que foi o menor valor encontrado dentro do atual momento, para que o transporte público continuasse em circulação na cidade.
Comentários