Captação da água da chuva e armazenamento em cisternas é incentivada em Vila Flores
Na tarde de terça-feira, 27, no auditório da Prefeitura de Vila Flores, ocorreu a apresentação do projeto do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar que visa divulgar e incentivar o armazenamento de água nas propriedades rurais, com o uso de cisternas para captação da água da chuva. Na ocasião, a engenheira florestal da Emater/RS-Ascar, Adelaide Kegler Ramos, falou sobre o tema para produtores interessados. O prefeito Vilmor Carbonera também participou do evento e ressaltou a importância da administração pública criar um incentivo para aqueles que tiverem interesse em realizar estas ações
Conforme Adelaide, o elevado consumo de água nas regiões de produção agrícola e pecuária intensiva vem reduzindo a disponibilidade deste recurso, principalmente das fontes superficiais, sendo necessária a construção de reservatórios e a perfuração de poços para suprir a necessidade de água em várias regiões.
“Neste contexto, a captação e armazenamento de água da chuva surge como opção para auxiliar no atendimento da demanda de água para diversos usos nas propriedades, principalmente em períodos de estiagem, quando é comum a diminuição da vazão das fontes”, afirma.
A utilização da água armazenada na cisterna apresenta qualidade para usos em várias atividades agropecuárias, como na irrigação, limpeza das instalações e pisos e descarga de bacias sanitárias, entre outros. Para o consumo dos animais e a higienização de equipamentos a qualidade da água deve ser monitorada, desta forma permite poupar a água potável disponível nas propriedades.
De acordo com Adelaide, o Estado possui políticas públicas que subsidiam a atividade, quando o uso da água é destinado para irrigação (Programa Mais Água Mais Renda, da Seapi), e também tem políticas de fomento dentro da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), com diferentes formas de acesso. Além disso, o município de Vila Flores pretende desenvolver um programa de incentivo econômico e social para as famílias que se enquadrarem.
Vantagens na captação de água da chuva:
• Alternativa à escassez de água em período de estiagem;
• Fonte de água gratuita, em que a cobrança pelo seu uso não está prevista;
• A utilização da água da chuva reduz a necessidade de sistemas de captação e distribuição;
• É uma fonte de água que pode substituir, parcial ou integralmente, as fontes superficiais e subterrâneas;
• O armazenamento da água de chuva reduz a necessidade de obras de drenagem dos terrenos;
• Reduz o consumo de água potável na propriedade, podendo resultar em uma boa economia na conta de água e desonerando o abastecimento público;
• Possui tecnologias adaptáveis a diferentes necessidades e condições de terreno. E de fácil manutenção;
• O armazenamento contribui para a segurança hídrica da propriedade, viabilidade econômica das atividades e uma postura ecologicamente amigável.
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Comentários