Fórmula Truck desembarca em Guaporé repleta de novidades
Prova acontecerá no dia 4 de outubro no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro
Foto: Dilvugação Truck
A temporada 2015 da Fórmula Truck, quando a categoria completa 20 anos de existência, apresenta várias e importantes novidades. A principal e, talvez a mais visível, seja a pontuação, que passou a distribuir 53 pontos. A corrida continua a ser única, mas está dividida em duas fases que valem 25 pontos cada. Os outros três pontos são distribuídos pela pole position, e pelas melhores voltas em cada fase. Até agora somente Paulo Salustiano e Felipe Giaffone conseguiram a proeza de marcar todos em uma corrida, respectivamente em Santa Cruz do Sul e Caruaru.
Outra importante mudança que também fez sucesso entre o público foi a abertura da visitação aos boxes para os portadores de ingressos de arquibancada. Antes, esse privilégio estava reservado àqueles com credenciais de Paddock e VIP. No entanto, em Guaporé, os que comprarem arquibancadas só podem fazer a visitação no sábado entre 10h30 e 13h30 e ver os caminhões de perto, tirar fotos e pegar autógrafos dos pilotos. O sábado virou uma grande festa para completar o final de semana da Fórmula Truck.
A liderança da temporada está com Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), que assumiu a posição no Campeonato Brasileiro ao terminar em segundo lugar na sétima etapa, disputada em Curitiba, em que Leandro Totti (Volkswagen Constellation) venceu praticamente de ponta a ponta, e Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation) abandonou na segunda fase.
Outra novidade é o restritor de potência, aparato utilizado pelos três primeiros colocados. O aparelho tem como objetivo reduzir a potência dos motores dos líderes para tentar equilibrar mais ainda o Campeonato Brasileiro, aumentar o número de ultrapassagens e levar emoção aos milhares de torcedores que, com certeza, lotarão as arquibancadas do Autódromo de Guaporé. O líder (Salustiano) usa um restritor de 74 milímetros e perde cerca de 70 cavalos no motor Mercedes. Giaffone usa o de 76 mm e deixa de usar algo em torno de 50 HP enquanto que Totti, o atual campeão da mais popular categoria da América do Sul, usa o de 78 milímetros e fica sem aproximadamente 30 cavalos também no propulsor Volkswagen.
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