Governo do Estado permite a reabertura de quadras esportivas no RS
Com decisão, a categoria pode retomar as atividades na Serra Gaúcha
O Governo do Estado liberou a retomada das atividades esportivas no Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira (15/09). A decisão veio por decreto publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira (14/09). A regra permite a reabertura das quadras esportivas para jogos coletivos, sob aprovação das prefeituras.
Conforme o documento, a atividade voltará se a região permanecer fora da bandeira vermelha ou preta por um período de 14 dias. Este é o caso da Serra Gaúcha, que está em bandeira laranja há mais de um mês. De acordo com o dono de uma quadra esportiva de Caxias do Sul e representante da categoria na cidade, Guilherme Rech, a medida estava em debate há alguns meses e soube dela em uma reunião virtual com uma rede de proprietários desses estabelecimentos no estado.
As regras impõem que a retomada terá a presença de 50% dos funcionários. Os jogos serão permitidos para atletas profissionais, sem público e o início das partidas devem respeitar o intervalo de uma hora entre elas. Segundo o Estado, a norma será para permitir a higienização do local e evitar aglomeração. Está proibida ainda a utilização de espaços de entretenimento, como churrasqueiras e praças.
Para Rech, a volta retomará os cerca de 1 mil empregos que a categoria proporciona na cidade e mais de 18 mil em todo do Rio Grande do Sul. Ele afirma que as quadras possuem os materiais de higienes necessários, como álcool em gel, para retornar as atividades. A expectativa é que já volte a funcionar nesta semana.
Além das quadras esportivas, o governo estadual autorizou o funcionamento de clubes sociais, serviços de piscina, academias, centros de treinamento e competições de atletas profissionais. Clubes que disputam o Campeonato Brasileiro 2020 e a Copa Libertadores 2020 também receberam flexibilização.
Clique AQUI e confira o decreto completo.
Neste LINK, você confere a entrevista completa com Guilherme Rech.
Comentários