A festa da Fórmula Truck em Guaporé
Milhares de torcedores acampam nas áreas livres do autódromo da cidade do interior gaúcho. Muita música e animação são presenças constantes até domingo, quando acontece a oitava etapa da temporada
Foto: Marcello Paiva
A Fórmula Truck é uma grande festa em todas as cidades por onde passa. Em Guaporé a situação é mais interessante ainda, pois o município, que tem cerca de 25 mil moradores, infla nesta semana da oitava etapa da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, quando milhares de torcedores das redondezas passam praticamente a morar no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro. Os mais desavisados entram na pista gaúcha e se deparam com uma visão semelhante àquela dos sem terra quando invadem uma fazenda.
Terrenos demarcados há cerca de três meses, têm seus espaços respeitados. Vale tudo para ver de perto a prova e aproveitar a festa realizada durante o final de semana em Guaporé. Existem motorhomes, ônibus especialmente preparados para viagens, caminhões com suas carrocerias transformadas em quartos, salas e cozinhas. Centenas de barracas, desde as mais simples, com plásticos apoiados em varas de bambu, até outras sofisticadas, com espaço reservado para cozinha com fogão a gás, quarto e até mesmo garagem coberta para os carros.
As mais sofisticadas barracas têm geradores e varandas em busca da melhor visão da corrida desta oitava etapa da Fórmula Truck. Em todas, o que não falta é churrasco, dos mais variados tipos, cerveja, hospitalidade e animação. Muita animação. Em alguns momentos até demais, pois a música alta não para de tocar durante toda a agitada noite. A sofisticação chega até mesmo ao ponto de uma barraca ser uma espécie de danceteria com coloridas luzes strobo.
A grande área disponível para acampamento está totalmente ocupada e as pessoas utilizam banheiros químicos distribuídos pelos vários pontos dos acampamentos. Tudo isso para ver o mais perto possível os coloridos e bonitos caminhões da Fórmula Truck, acompanhar o ronco dos motores e fazer parte das brigas entre os pilotos que, mais do que em qualquer outro lugar, em Guaporé ganham status de celebridade.
Comentários