Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Surdolimpíadas de Verão em Caxias do Sul é adiada para 2022

Baixar Áudio por Pablo Ribeiro

Evento ocorreria em dezembro deste ano e vai ser realizado de 1º a 15 de maio de 2022. Medida se deve às restrições causadas pela Covid-19

Foto: Vagner Espeiorin/UCS/Divulgação

A 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão, que ocorreria entre 5 e 21 de dezembro deste ano, tendo a Universidade de Caxias do Sul (UCS) como sede prioritária, foi adiada para ocorrer entre os dias 1º e 15 de maio de 2022. A definição ocorreu na tarde desta segunda-feira, 1º de fevereiro, em reunião de representantes do Comitê Plural de organização do evento no gabinete da reitoria da UCS - que teve transmissão ao vivo pela internet.

Evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos, as Surdolimpíadas de Verão ocorrem a cada quatro anos, com a última edição realizada em 2017 na cidade de Samsun, na Turquia. A decisão pelo adiamento se deve às restrições causadas pela pandemia de Covid-19. Como a vacinação pelo mundo apresenta diferenças significativas entre um país e outro, a medida busca garantir um tempo maior para a imunização da população mundial.

"Nós estamos monitorando há bastante tempo a questão da pandemia que infelizmente está no mundo inteiro. Dentro desse cenário, o Comitê Internacional de Esportes para Surdos acabou nos solicitando o adiamento visto que muitos países não estão tendo tempo hábil para fazer suas competições classificatórias, para prepararem e selecionarem os atletas com os melhores índices para poderem representar o país. Também temos uma preocupação muito forte com a saúde dos atletas que aqui virão e do público da Serra Gaúcha que vai receber cerca de 4 mil surdoatletas", disse o presidente executivo do Comitê Plural das Surdolimpíadas, Emir José Alves da Silva, em entrevista à Tua Rádio São Francisco.   

A realização multidesportiva internacional organizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) consiste na primeira edição em um país da América Latina. Para a disputa em 21 modalidades esportivas, é prevista a participação de mais de 100 países e 4 mil surdoatletas.

Participaram da reunião de anúncio da decisão o presidente interino do ICSD, Gustavo Perazzolo, o executivo do ICSD, Dimitri Rebrov, o presidente executivo do Comitê Plural das Surdolimpíadas, Emir José Alves da Silva, a executiva das Surdolimpíadas Jaqueline Mognaga; a secretária executiva das Surdolimpíadas, Jussânia Dinani, o assessor de comunicação das Surdolimpíadas, Alexandre Couto, o presidente da Federação Desportiva de Surdos do RS, Gustavo Lemos, e a presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, Diana Kyosen.

Também acompanharam o encontro o reitor da UCS, Evaldo Kuiava, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, o chefe de gabinete da UCS, Gelson Leonardo Rech, o secretário municipal de Esportes de Caxias do Sul, Gabriel Citton, o vereador caxiense Felipe Gremelmaier, a presidente do Conselho Municipal do Desporto, Carla Pretto, e a diretora executiva do  SEGH - Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria, Marcia Ferronato.

Ouça a entrevista completa no link acima da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais