Projeto Juntos na Diversidade vai estimular preservação dos idiomas
Envolve Secretaria Estadual da Cultura, patrocinado pelo Banrisul, operacionalizado pela UCS e executado pelos municípios
Foto: José Theodoro
Foi lançado nesta sexta-feira, 26, no estande do Banrisul, no Centro de Eventos do Parque de Exposições, o projeto Juntos na Diversidade. A proposta foi concebida dentro do Comitê estadual, que celebra os 140 anos da Imigração Italiana com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura, patrocinado pelo Banrisul e operacionalizado pela Universidade de Caxias do Sul. Dirigido às crianças e jovens da região, visa a preservação dos idiomas e línguas das origens, dos Caigangues, Alemães, Poloneses e Italianos, cujos dialetos são preservados hoje pelas gerações atuais. Porém, segundo o coordenador do projeto, professor Izidoro Zorzi, as gerações novas não estão estimuladas a dar continuidade e manutenção dessas identidades.
A execução do projeto ficará à cargo dos municípios através das respectivas secretarias da cultura. São 49 municípios envolvendo as regiões das Hortênsias, Serra e Campos de Cima da Serra. Estão habilitadas as escolas de ensino fundamental, que se inscreverem com projetos constituídos de grupos de teatro, música, corais e outros. As inscrições devem iniciar já em abril e os recursos serão captados através das Leis de Incentivo à Cultura e Lei Rouanet. Segundo o coordenador, professor Izidoro Zorzi, será utilizada a arte para estimular crianças e jovens para preservarem os dialetos. Ele ressalta que os Caigangues já tem essa formalidade nas escolas em suas comunidades, mas as demais línguas estão se perdendo na medida em que as gerações mais antigas vão desaparecendo.
O governador José Ivo Sartori, disse que tem certeza que quando se juntam as secretarias do estado e dos municípios, juntamente com os Conselhos de Desenvolvimento (Coredes), será possível fazer com que essa cultura não se perca, e, que falar dialeto não fique só para “os mais velhos”, acrescentou. Para o governador essa é uma cultura que não pode desaparecer e o projeto visa garantir que a língua esteja presente na vida de todas as famílias e comunidades.
Comentários