Recicla Plastech premia escolas em programa de educação ambiental nesta sexta-feira
Três escolas públicas serão premiadas com retroprojetores
Em cerca de dois meses, oito toneladas de embalagens recicláveis foram recolhidas em uma mobilização de professores, estudantes e familiares que percorreu 42 escolas de educação infantil da rede pblica municipal de Caxias do Sul (RS). Nesta sexta-feira (25), a partir das 11h, acontece a apresentação dos resultados da edição 2015 do projeto Recicla Plastech Brasil. Uma parte corresponde à doação das 1,2 mil lixeiras ecológicas confeccionadas a partir do reaproveitamento do material arrecadado pelo Simplás como ação da Platech Brasil finalizada em agosto. Além da entrega de lixeiras, as três escolas campeãs de coleta, também receberão retroprojetores. A Escola Geny Adélia Dalle Molle, no Bairro São Cristóvão, foi a campeã de coleta, com 764 quilos. O segundo lugar ficou com a Escola Dolaimes Stédile Angeli (Bairro Centenário), com 514 quilos, e o terceiro, com a Escola Vovó Phelomena (Bairro Serrano), com 440 quilos.
A coordenadora executiva da Plastech Brasil e do Recicla Plastech, Célia Marin, falou sobre a ação em entrevista ao programa Temática desta sexta-feira.
A saber: na região de realização da Plastech Brasil, o índice de utilização de resinas recicladas chega a 35% – equivalente ao da Suécia. No Rio Grande do Sul estão 14% das 815 empresas de reciclagem pós-consumo do Brasil – é a segunda maior concentração do país. A região Sul do Brasil, onde o Simplás realiza a Plastech Brasil, apresenta o menor índice de geração de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Brasil, com 0,859 kg/habitante/dia. A média nacional é de 1,15. Os dados são do Plastivida – Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos.
Comentários