Farsul demonstra preocupação com prazo do Cadastro Ambiental Rural e Nota Eletrônica
Tema foi debatido na Festa da Uva juntamente com a renegociação das dívidas de financiamentos
Foto: Divulgação
Aconteceu na manhã desta quinta-feira nos Pavilhões da Festa da Uva, um encontro promovido pela regional quatro da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). O objetivo foi discutir a questão da Nota Eletrônica, que entrará em vigor novamente, o problema dos financiamentos agrícolas e a preocupação dos agricultores com relação ao Recadastramento Ambiental Rural (CAR), que encerra no dia 16 de maio. O Rio Grande do Sul está com apenas 23% registrado até agora, enquanto em outros estados o percentual chega a 66%.
Participaram do encontro o coordenador da região quatro da Farsul, César Vieira, presidente do Sindicato Rural de André da Rocha, o secretário executivo da Farsul, Francisco Chardon e o superintendente do Senar , Gilmar Titibom. O encontrou contou ainda com uma palestra do representante da Embrapa Marcos Botton, que falou sobre o uso de defensivos agrícolas.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Caxias do Sul Valmir Susin, a preocupação dos agricultores é grande na medida em que não há sinal de internet adequado na maioria das propriedades do interior e com isso impossibilita a emissão do documento. Já em relação aos financiamentos a preocupação diz respeito às perdas de parte da produção com as intempéries e com isso os agricultores não tem como pagar às dívidas junto ao banco. Para isso acontecerá uma reunião na sede da Farsul na próxima semana, da qual participará também a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), para levar uma proposta de renegociação com os financiadores.
Comentários