Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Reportagem especial fala sobre a cadeia da reciclagem do alumínio em Caxias do Sul

por Tales Giovani Armiliato

Recicladores e empresários afirmam que o setor ainda precisa de mais atenção dos gestores públicos

Reportagem abre espaço para o trabalho realizado pela cadeia do alumínio.
Foto: Agência Brasil

Histórias de trabalho e perseverança. A frase resume o conteúdo existente na reportagem especial “Vozes da Reciclagem” , veiculada durante o programa jornalístico Temática da Rádio São Francisco, integrante da RedeSul de Rádio, neste sábado, dia 23. A matéria especial apresenta relatos de recicladores de Caxias do Sul que fazem parte da Reciclagem Monte Carmelo, uma das maiores da cidade com 21 integrantes. Atuando na reciclagem do alumínio no barracão, está o tesoureiro da Reciclagem Monte Carmelo, Sérgio Rosa Lopes. “Nós estamos trabalhando. As famílias precisam trabalhar e estamos batalhando”, diz o reciclador. (Acompanhe, em áudio).

Para a recicladora, Jocemara Tomás Gonçalves Vieira, há oito anos na reciclagem Monte Carmelo, a reciclagem do alumínio tem aumentado a rende de milhares de pessoas que dependem do valor agregado para sobreviver e guiar suas famílias. De acordo com ela, a palavra reciclar é muito utilizada pela sociedade, mas acrescenta que ainda muito é preciso fazer. “A gente encontra tanta coisa. Vemos tanta coisa no lixo. A sociedade precisa ser mais comprometida com a separação dos resíduos, mesmo o alumínio”, completa Jocemara.

A reportagem também ouviu o empresariado do setor do alumínio na cidade. Entre eles, Gerson de Sousa Pinto, que explicou como funciona a cadeia do alumínio desde a primeira entrega da coleta feita pelos catadores, do alumínio, e ainda, o material provindo da indústria caxiense. “A gente é produtor de lingotes de alumínio. A gente compra essa sucata de alumínio, derrete, transforma, e faz as ligas que depois volta para a injeção de peças. Essa é nossa cadeia, digamos assim”, acrescenta Pinto.  A importância da reciclagem do alumínio para o Brasil também teve sua presença na reportagem com a participação do Vice-Presidente da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Mário Artur Franco Fernandes. “Praticamente todas as latas ‘latinhas de alumínio’ consumidas no país, são recicladas no Brasil. O país já é campeão desse índice a mais de dez anos. Mas isso porque tem esse lado financeiro. O alumínio vale dinheiro”, completa o integrante da ABAL.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, também foi ouvido pela reportagem especial. Sartori falou sobre o trabalho da reciclagem do alumínio realizado por diversas empresas gaúchas. Disse que o trabalho é extremamente importante porque produz valor agregado e ajuda ao meio ambiente. Questionado sobre a taxação tributária imposta as empresas gaúchas, maior do que outros Estados, ele respondeu que “infelizmente o aumento do ICMS foi uma necessidade instransponível diante da crise financeira do Estado”.

Acompanhe, em áudio, a reportagem especial “Vozes da Reciclagem”, produzida pelo jornalista e repórter Tales Armiliato.    

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais