Caxias poderá ter núcleo do Observatório Social do Brasil
Órgão atua na melhora da gestão pública e no controle de licitações
Ação nesta terça-feira durante a manhã na CIC Caxias promoveu a sensibilização para a implantação do Observatório. O objetivo foi reunir o maior número de organizações representativas para participar, como sindicatos patronais e de empregados, conselhos de classe, Rotarys, Lyons, maçonaria, universidades, faculdades, entre outras. A comissão organizadora é formada pela CIC Caxias, SEPRORGS, Sescon Serra Gaúcha, empresários e cidadãos interessados no projeto.
O evento contou com palestra do vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social do Observatório Social do Brasil (OSB), Ney da Nóbrega Ribas, que explicou os passos necessários para a criação do OS em Caxias, que inclui a construção de uma comissão de trabalho, planejamento de sua sustentabilidade financeira e institucional, realização da sua constituição legal, filiação à OSB e a formação de uma equipe de trabalho.
O OS é um espaço democrático e apartidário com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Atua no monitoramento das licitações municipais e da produção legislativa, assim como na inserção de empresas locais nas compras públicas, construção dos indicadores de gestão pública e em ações de educação para cidadania. Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.
O diretor executivo da CIC Caxias, Vitor Hugo Gauer, falou sobre a iniciativa em entrevista ao programa Realidade desta terça-feira. Confira.
Comentários