Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

“O poder público nunca mais vai ajudar ninguém”, afirma presidente do Simecs

por Vania Cassol

Getúlio Fonseca faz balanço do setor em 2015 e incentiva empresários para que não dependam dos poderem públicos

O setor industrial é um dos que mais sente a redução dos incentivos ao consumo e por consequência a crise. Caxias do Sul é o segundo polo fornecedor de autopeças do país e sofre com a redução dos incentivos governamentais para o consumo. O Informe Econômico do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da cidade indica redução de 32% no faturamento de 2015 em relação à 2014, queda de quase 1/3 na entrada de recursos. De acordo com o presidente da entidade, Getúlio Fonseca, o empresário não poderá mais contar com incentivos governamentais.

Os trabalhadores do setor também tiveram perdas com flexibilização e desemprego. O último relatório do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego indica o fechamento de mais de 8 mil postos de trabalho até outubro deste ano. Para o Sindicato dos Metalúrgicos, o ano foi difícil, a flexibilização aparece como uma saída, mas a conquista de reposição integral das perdas na negociação salarial é vista como uma vitória pelo presidente Assis Melo.

Fonseca vê 2016 com perspectivas boas e desafiadoras. Ele defende que o empresário busque mercados, inclusive fora do país. Questionado sobre as condições para uma pequena empresa exportar, ele cita como exemplo o seu próprio empreendimento.

Especialistas ter como consenso de que a estabilidade financeira depende da estabilidade política e isso é essencial para a retomada da indústria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais