Saiba quais as consequências do estupro para a saúde da mulher
Médica explica as repercussão da violência ao longo da vida feminina
Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada 10 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil. Os casos ultrapassam os 50 mil por ano. A violência é mais comum entre mulheres, mas atualmente os casos de estupro contra meninos e adolescentes também está crescendo.
Além da possibilidade de contrair doenças sexualmente transmissíveis e provocar lesões internas, o estupro impacta o futuro afetivo da vítima. Confira a entrevista especial sobre o assunto com a ginecologista e sexóloga, Graziela Rech Artico, ao programa Temática desta quarta-feira.
Em caso de estupro, Caxias do Sul oferece um programa de atendimento que referência na região e totalmente gratuito. O Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (PRAVIVIS) existe desde 2001 no Hospital Geral. Baseado nas normas técnicas do Ministério da Saúde, o programa é voltado, preferencialmente, a vítimas de agressões recentes, de forma que se possa proteger a pessoa de uma doença sexualmente contagiosa ou gravidez indesejada.
O serviço está disponível para atendimento, dúvidas e informações, 24 horas por dia pelos telefones (54) 3218-7200 nos ramais 7319 – 7232.
Comentários