Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Olimpíada Colonial da Festa da Uva 2016 começa neste final de semana

por Ivan Sgarabotto

Primeiras provas ocorrem a partir das 9h30min de sábado, na Rua Plácido de Castro

Inicia neste sábado, dia 06, a 12ª edição da Olímpiada Colonial da Festa da Uva. As primeiras provas ocorrem a partir das 9h30min junto ao prédio histórico da Maesa, na Rua Plácido de Castro, e são direcionadas a equipes de imprensa, empresas e público em geral. As inscrições podem ser feitas na hora.

O calendário da Olimpíada Colonial da Festa da Uva 2016 tem continuidade no mesmo dia, às15h30min, em São Luiz da 6º Légua, quando começa a envolver 12 comunidades do interior de Caxias. Também serão realizadas provas neste domingo (07), na Linha 40 e em Ana Rech, bem como nos próximos finais de semana e, também, durante a realização da Festa, no Parque de Exposições.

Considerada uma das ações mais marcantes e esperadas da Festa da Uva, a Olimpíada Colonial foi criada em 1994 para envolver a comunidade e, principalmente, reaproximar os moradores da área rural de Caxias do Sul da Festa. As provas são inspiradas nos hábitos e tradições dos imigrantes italianos, e os melhores colocados são premiados.

Em caso de chuva, a organização vai avaliar as condições técnicas para a realização das provas.

As provas

Fazer Bíguli: equipes de três pessoas devem fazer a maior quantidade possível de bíguli (massa) com máquina manual em dois minutos. Enquanto um integrante maneja a máquina, outro corta o bíguli e coloca sobre uma mesa; o terceiro abastece a máquina com a massa.

Amassar Uvas com os Pés: competição realizada em duplas. Os competidores devem amassar uvas em uma mastela (espécie de peneira) durante três minutos. Ganha a dupla que produzir mais bagaço de uva, que é pesado no final da prova.

Jogo da Cuccagna: os competidores devem “escalar” um poste em menor tempo e apanhar, no alto, um saco com pão, salame e queijo - que representam a Cuccagna – fartura que os imigrantes esperavam encontrar aqui.

Corrida de Cariola: prova de duplas, que devem cumprir 25 metros de percurso em menor tempo. Dada a partida, um dos competidores entra na cariola e o outro deve carregá-lo até a marca de 25 metros. O competidor que conduzir a cariola bebe um copo d’água e troca de lugar com o parceiro, para percorrer o trajeto final.

Debulhar Milho: os participantes, em duplas, devem descascar 10 espigas de milho, comer 1 cacho de uva (cada um) e, por fim, debulhar as espigas com máquina manual.

Corrida de Plantadeira: o participante deve abastecer a máquina de milho, plantar o milho nos lugares demarcados até a metade do percurso, onde fará la colasion (comer um pedaço de pão e salame e beber um copo de vinho). Depois ele volta a plantar o milho em todos os lugares demarcados.

Laço Vaca Parada: é usado um cavalete com uma cabeça de vaca, com os chifres. O competidor deve se posicionar a 8 metros de distância da cabeça da vaca e, usando um laço de couro, realizar a armada.

Arremesso de Queijo: os competidores devem arremessar o queijo na maior distância possível. Os queijos têm o mesmo peso.

Chute a Gol: o competidor tem 5 chances para acertar o gol com uma bola de pano. Vence o que fizer mais gols.

Corrida do Saco: o competidor percorre uma distância de 10 metros com um saco nas pernas. O melhor tempo vence.

2ª edição da Paralimpíada

A Paralimpíada, que estreou na Festa da Uva de 2014, em 2016 terá um diferencial, já que será realizada no Enxutão. A ideia é montar uma logística para que os atletas paralímpicos se desloquem com facilidade ao local.

O organizador, Jorge Benites, ressalta a emoção dos atletas e familiares em um dos momentos mais importantes da Festa da Uva. “Os pais ficam muito orgulhosos e felizes de ver os filhos participando das provas da Paralimpíada. Para nós é uma satisfação promover esses momentos”, afirma.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais