Comissão comunitária da Festa da Uva reúne prefeitos e propõe aliança regional
O jantar teve como anfitriões o Prefeito Alceu Barbosa Velho e o Presidente da Festa da Uva 2016, Edson Nespolo
Prefeitos e lideranças empresariais dos nove municípios que deram origem à Colonização Italiana no Rio Grande do Sul foram recepcionados nesta sexta-feira, 03, pela Comissão Comunitária da Festa da Uva, no mezanino do Centro de Eventos do Parque Mário Bernardino Ramos. O jantar teve como anfitriões o Prefeito Alceu Barbosa Velho e o Presidente da Festa da Uva 2016, Edson Nespolo.
Em pauta, a participação das comunidades no evento e a criação de um Fórum Permanente das Festas Regionais Comunitárias da Serra Gaúcha.
Especificamente quanto à Festa da Uva, que ocorre entre 18 de fevereiro e 06 de março de 2016, os municípios estariam representados por Rainhas e Princesas das Festas Comunitárias por ocasião da Escolha da Rainha e Princesas da Festa da uva de 2016 no próximo dia 5 de setembro. A participação conjunta ou individual nos desfiles de carros alegóricos e mais a presença de estande na Praça Temática "Festas da Serra Gaúcha", já prevista no pavilhão de exposições do Parque complementariam essa primeira ação integrada de promoção dos eventos regionais.
Em sua saudação, o Prefeito Alceu Barbosa Velho deu as boas-vindas e enfatizou a importância da integração regional. O presidente da Festa da Uva, Edson Nespolo, lembrou que a opção de valorizar o cotidiano das comunidades do interior e sua rica originalidade trouxe resultados surpreendentes na última Festa. Conforme pesquisa feita pela UCS, a área destinada aos distritos e seu fazer rural foi a mais fotografada e mais divulgada pelos visitantes e pela mídia.
O diretor de Integração Regional da Festa da Uva e Vice-Prefeito, Antonio Feldmann, fez a sustentação do tema resgatando o processo histórico e a retomada das Festas da Uva em 1950. Naquele ano, o evento foi promovido em conjunto pelos municípios da colonização italiana. A criação de um Fórum das Festas da Serra Gaúcha marcou a abertura dos debates sobre as vantagens de consorciar a divulgação dos eventos locais.
Comentários