“A educação precisa se reformar constantemente”, diz pesquisador
Baixar ÁudioJayme Paviani também criticou a postura do atual ministro da Educação
Foto: Divulgação/ Jornal Florense
O professor, pesquisador e escritor, Jayme Paviani, foi o entrevistado do programa Conectado Perfil da Tua Rádio São Francisco neste sábado (30). Durante cerca de 40 minutos, ele respondeu a uma série de questionamentos voltados a sua trajetória profissional dentro de importantes universidades do cenário gaúcho e nacional, entre elas, a Universidade de Caxias do Sul.
Atualmente, Paviani leciona nos cursos de pós-graduação da UCS, no Direito e na Filosofia. Durante sua entrevista, o professor fez alguns comentários a respeito do gerenciamento e do planejamento da educação no Brasil. Disse que ela precisa ser aplicada conforme a cultura de cada povo. De acordo com ele, a educação, especialmente no Sul do País não pode ser vista ou comparada com o ensino de outras partes do mundo, exatamente com as mesmas características. O professor salientou que apenas na sua essência a educação é um processo igual para todos, mas não nas suas aplicações.
Conforme o pesquisador, que já orientou mais de oitenta trabalhos de mestrado e doutorado por diferentes universidades gaúchas, a educação precisa constantemente se reformar. Na entrevista, Paviani também opinou sobre a série de situações desconfortáveis expostas na mídia, pelo atual ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. O professor também afirmou que Vélez não está preparado para estar no cargo.
Acompanhe, em áudio, reportagem do jornalista Tales Armiliato.
Comentários