Veranópolis fica acima da média estadual em ranking de educação
Município também é destaque em levantamento que mede a eficiência dos serviços públicos
O que a população de Veranópolis já constata no dia a dia foi confirmado por meio de dois recentes levantamentos: um específico da área da educação e outro englobando itens como saneamento, saúde e receita total.
O Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) revela que Veranópolis superou a meta estabelecida por esse indicador que mede a qualidade do aprendizado nas escolas, ficando acima da média alcançada no Rio Grande do Sul. Os dados de 2015 mostram que o município alcançou no 4° ano/5ª série do Ensino Fundamental índice de 6,3, ultrapassando o desempenho fixado de 5,6. O índice estadual chegou a 5,5, atingindo a meta prevista para o estado. Nesse período letivo avaliado, Veranópolis ficou acima da média em todas as avaliações dos últimos três anos, pelo menos.
O resultado reflete o trabalho desenvolvido na área. Desde o começo do ano passado, por exemplo, 200 alunos do Jardim, Pré-Escola e 1ª série das escolas municipais foram beneficiados com o turno integral. Pela manhã, as crianças recebem as aulas regulares e, à tarde, participam de atividades lúdicas, artísticas e desportivas. Também foram investidos R$ 360 mil na contratação de monitores, merendeiras e oficineiros, além da compra de almoços, lanches e materiais.
As escolas Irmã Joana Aimé, Senador Alberto Pasqualini, Irmão Jerônimo e Irmão Artur Francisco receberam, no total, cerca de 100 novos alunos em 2015. Além disso, os professores da rede municipal têm vencimento 20% superior ao piso estipulado pelo governo federal. O município também zerou o índice de analfabetismo da população.
Em um indicador mais abrangente, o Ranking de Eficiência dos Municípios, Veranópolis está entre as 20 mais eficientes cidades gaúchas com população até 50 mil habitantes. Elaborado pelo Datafolha e jornal Folha de S. Paulo, o levantamento analisa indicadores de educação, saneamento, saúde e receita total para calcular a abrangência dos serviços das prefeituras.
Na escala de 0 a 1, Veranópolis obteve nota 0,517, o que coloca o município da Serra na parte mais elevada do ranking, identificando como Eficiente – na 19ª posição entre as cidades com até 50 mil habitantes no estado. Os demais níveis, em ordem descrente, são Alguma Eficiência, Pouca Eficiência e Ineficiente.
Entre os componentes do levantamento, em educação, saneamento e receita total Veranópolis supera a média nacional. O município também é destaque na proporção do funcionalismo público sobre o total da população. São 2,7 servidores para cada 100 habitantes, enquanto a média do Brasil nessa comparação ficou em 5,1. O inchaço da máquina pública é apontado pelo levantamento como um dos motivos para o endividamento de municípios – e Veranópolis não se encontra nessa situação.
Comentários