Aulas na escola municipal João de Zorzi voltam ao prédio de origem no bairro Centenário, em Caxias, a partir de agosto
Medida atende pedido apresentado por famílias de estudantes, líderes comunitários e Legislativo
Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João de Zorzi retornarão ao prédio de origem, após as férias de inverno, em agosto. O colégio fica na Avenida Dr. Mário Lopes, no bairro Centenário. Atualmente, os estudantes estão divididos em dois locais: na E.M.E.F Desvio Rizzo e E.E.E.M Evaristo de Antoni.
A medida foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e atende a reivindicações por representantes do Conselho de Pais e Mestres (COM) da escola, do Conselho Escolar, da Associação de Moradores (AMOB) da região e da Câmara de Vereadores. O objetivo é facilitar o acesso dos alunos à instituição.
O pedido foi aceito pela titular da pasta de Educação, Sandra Negrini, devido ao status da licitação para reforma da escola. Desde o começo deste ano, os estudantes da João Zorzi haviam sido remanejados para as instalações da E.M.E.F Desvio Rizzo e a E.E.E.M Evaristo de Antoni, para que tivesse início a reforma geral no prédio.
A obra seria viabilizada como prioridade no lote 1 de ajustes para regularização dos Planos de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCIs) de 10 escolas – sendo estipulada como a primeira da lista, justamente devido à necessidade de adequações e ao deslocamento dos estudantes.
Contudo, após o processo licitatório, a empresa vencedora da concorrência não deu início à obra, sob várias justificativas, sendo notificada por três vezes entre março e abril de 2022, resultando em contrato rescindido. De imediato, foi chamada a empresa posicionada em segundo lugar na licitação, que não aceitou a execução das obras.
Logo a seguir, foi chamada, então, a terceira colocada. Esta empresa solicitou novo prazo para definição, mas, da mesma forma que a anterior, também recusou os serviços do lote 1.
Diante dos fatos, será aberto novo processo licitatório. Para isso, os orçamentos estão sendo atualizados, já em fase final.
Comentários