Prefeitura reorganiza turmas do EJA em Caxias do Sul
A partir do próximo ano, somente quem tem mais de 18 anos poderá concluir o ensino médio nesta modalidade de estudo
A Secretaria Municipal de Educação está realizando um levantamento junto às escolas que possuem turmas de Educação de Jovens e Adultos em Caxias do Sul para fazer até 2018 a adequação à nova lei. Pela norma atualizada, as matriculas de Eja somente podem ser feitas para pessoas a partir de 18 anos. De acordo com a secretária municipal de educação, Marina Mattielo, ao longo deste ano será realizada uma transição para adequação.
Hoje o município tem 16 escolas que oferecem EJA. Segundo Marina, um dos dados que chama a atenção é que cerca de 90% dos alunos tem entre 15 e 18 anos. Para estes casos serão oferecidas aulas de aceleração a fim de adequar os itens idade e série e permitir ao aluno retornar ao ensino regular.
Conforme a secretária, a tendência é diminuir o número de turmas de EJA à noite e aumentar as turmas de aceleração e mesmo do ensino regular durante o dia. Dados de um levantamento realizado no ano passado indicam que menos de 5% dos estudantes mantinham algum tipo de ocupação durante o dia.
Comentários