Garibaldi tem sua segunda escola municipal associada à Unesco
No Brasil, somente 300 escolas são associadas
Foto: Divulgação/CR
Garibaldi novamente é destaque educacional no Brasil. Desta vez com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Felicidade vai receber a certificação do Programa de Escolas Associadas à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A confirmação foi anunciada durante o Encontro Nacional Programa das Escolas Associadas (PEA), no dia 7, em Natal, Rio Grande do Norte.
Na Serra gaúcha, o primeiro colégio a ser associado à Unesco foi a Escola Municipal de Primeiro Grau Pedro Cattani, também de Garibaldi. O certificado precisa ser renovado anualmente.
A escola Madre Felicidade apresentou em março deste ano, o seu projeto pedagógico ao PEA. A diretora Vanessa Morelatto Hack foi convidada para expor a experiência pedagógica do educandário como destaque no Rio Grande do Sul. Agora. projeto pedagógico transpondo a etapa nacional, passa ser avaliado na sede da Unesco, em Paris.
“Quando temos professores qualificados e comprometidos, obtêm-se excelentes resultados. E este é mais um exemplo de educação de qualidade”, ressalta a secretária de Educação, Simone Cristina Rosanelli Chies.
O PEA- A Unesco tem 20 anos de atuação no Brasil e somente 300 escolas são associadas, sendo 16 no RS. Para ser escola associada, o educandário precisa desenvolver projetos pedagógicos que estejam em consonância com as vertentes da Unesco no mundo nos últimos 5 anos e comprovados por meio de documentação, fotos e relatórios, ou seja, cultura da paz, sustentabilidade, valorização da diversidade cultural e inclusão social, os quais são princípios e valores universais da Unesco.
Comentários