Grupo de trabalho será criado para cuidar das demandas da educação infantil de Caxias do Sul
Entre as situações está a falta de condições de trabalho e a redução do salário das educadoras
Um grupo de trabalho para debater as demandas da Educação Infantil, em Caxias do Sul, será criado após um encaminhamento da audiência pública realizada na noite da quinta-feira, 18. O grupo será composto pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, pelo Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Caxias do Sul (Senalba), juntamente com as mantenedoras das 44 escolas de educação infantil conveniadas com a prefeitura.
Na audiência pública, promovida pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, o presidente do Senalba, Claiton Melo, relatou os diversos problemas detectados nas escolas de educação infantil do município. Segundo Melo, faltam itens básicos como comida, materiais pedagógicos e de higiene nas escolinhas.
Atualmente as escolas de Educação Infantil da rede pública são mantidas por três entidades, num modelo de gestão compartilhada. Conforme a secretária municipal da Educação em exercício, Raquel Baldasso, a prefeitura tem acompanhado e fiscalizado os contratos com as entidades. Ela reconheceu que a infraestrutura dos prédios é crítica, mas disse que não há verba para promover todas as reformas necessárias. Citou, no entanto, que estão em processo de elaboração convênios para o aumento do número de educadores e cuidadores.
A audiência pública contou com a presença de diversos vereadores e representantes das entidades sindicais patronais e de trabalhadores da educação infantil, totalizando cerca de 200 participantes.
Comentários